A campanha maio amarelo tem como principal objetivo conscientização sobre acidentes que acontecem no trânsito.
Iniciado em 2011, quando a Organização das Nações Unidas decretou a década de ação para segurança no trânsito, alertando sobre os crescentes índices de mortes e feridos em acidentes envolvendo esse contexto. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.
A ação ainda serve para lembrar que através de ações simples, porém eficazes – usar faixas de pedestres; respeitar a sinalização e realizar ultrapassagem segura; não misturar álcool e direção; não usar o telefone ao dirigir -, podem reduzir acidentes.
Neste ano, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego – Abramet está realizando uma campanha intitulada “toque pela vida”, onde retrata os riscos do uso do celular na direção. Só no ano de 2021, foram flagrados 250 mil motoristas usando o celular enquanto dirigiam.
Além dos riscos, vale lembrar que o uso de celular na direção é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quem for flagrado, pode pagar multa de R$ 243,47, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
A campanha terá duração de um ano. Neste período, será usado para alertar os riscos do uso do aparelho, mas também outros fatores que contribuem para os sinistros nas ruas, como consumo de álcool e drogas, excesso de velocidade, cinto de segurança, capacete, sono, condições do veículo, entre outros.
*Com Agência Brasil