A tecnologia que conhecemos como Machine Learning, é uma vertente dentro da inteligência artificial que promove que os computadores aprendam a executar atividades e até mesmo rotinas que, não necessariamente, foram programadas para executarem.
Ou seja, o Machine Learning é um método de análise de dados, que conforme o aprendizado da máquina, possibilita que um software reconheça padrões, obtenha recursos de inteligência artificial e detecte automaticamente a melhor maneira de reagir a determinados fatores, mas sem a interferência humana nesses processos.
Diferentemente da inteligência artificial, onde ela pode ser definida como a ciência capaz de mimetizar as habilidades humanas, a Machine Learning se encontra dentro de uma área específica da IA, treinando as máquinas para aprender os dados, possibilitando produzir, de forma rápida e automaticamente, modelos capazes de analisar dados maiores e mais complexos, e entregar resultados mais rápidos e precisos.
Para construir uma boa Machine Learning é necessário compreender sobre capacidade de data preparation; algoritmos; processos automatizados e interativos; escalabilidade e modelagem conjunta.