MENU

Maceió+ Verde retoma plantio de árvores em 2021

Depois de plantar mais de 400 árvores em plena pandemia, projeto segue utilizando arborização para melhorar espaços públicos e promover qualidade de vida

às 20h08
Compartilhe:

Tendo encerrado o ano quadruplicando o número de árvores que se propôs a plantar, o Projeto Maceió+Verde, realizado por meio de uma parceria entre o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) e a Prefeitura de Maceió, retoma suas atividades em 2021 com foco no aumento da consciência quanto ao impacto positivo da arborização na vida das comunidades. O primeiro plantio foi realizado nesta sexta-feira (05), em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Leda Collor de Mello, no bairro Tabuleiro.

Acadêmicos do 3º período do curso de Nutrição da Unit/AL integraram a ação da prefeitura ‘Bairro Sustentável’ com o plantio de 60 mudas de árvores da espécie Ipê mirim. Os universitários Anne Santana, Caylane Medeiros, Douglas Barros, Katherine Góes e Samara Sampaio tiveram ainda um momento de troca de conhecimento com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

“O que nos move é ver a alegria da comunidade quando fazemos essa intervenção. Percebemos, nitidamente, que a arborização é muito mais do que deixar a cidade bonita, ela também traz qualidade de vida, proporciona sociabilização entre as pessoas, lazer e aconchego, especialmente nesse momento tão atribulado que vivemos com a pandemia”, explica Victor Carnaúba, coordenador de Extensão da Unit/AL e responsável pelo Maceió+ Verde.

Para os estudantes, participar de atividades que vão extra muros da faculdade é uma ótima experiência curricular. “Aqui a gente teve um pouquinho mais de conhecimento de desenvolvimento sustentável, o que é muito importante não só para o nosso aprendizado acadêmico, como também para o nosso lado de ser humano de ter um cuidado maior e saber preservar o ambiente em que vivemos”, disse Douglas de Barros, estudante de Nutrição.

Só no ano passado, em plena pandemia, o Maceió+Verde garantiu o plantio de quase 400 árvores nativas da Mata Atlântica em praças e espaços comuns nos bairros de Ipioca, Jaraguá, Benedito Bentes, Antares e Cruz das Almas. 

Outras atividades

Além do plantio, esse ano já começou com uma nova atividade no escopo do Maceió+Verde, com a possibilidade de adoção de mudas da Mata Atlântica no Ponto de Adoção instalado na Feira de Verão, realizada na Praça Multieventos, Pajuçara. 

Na última semana do evento, o Ponto de Adoção foi palco de ações de incentivo à adoção de mudas pela população, não só para melhorar a arborização dentro da cidade de Maceió, mas despertar para a consciência do desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza. “Tivemos uma resposta interessante com essa iniciativa e, certamente, é algo que será avaliado para novas edições este ano”, reflete Victor Carnaúba.

Por Mariana Lima – Algo Mais Consultoria e Assessoria e Asscom Unit/AL

Compartilhe: