MENU

Maceió tem espaços públicos para pets

Iniciativa propõe ambientes de descontração para os pets

às 17h57
Foto: Thaís Cardoso
Foto: Thaís Cardoso
Compartilhe:

Levar os bichos de estimação para passear agora tem um novo significado em Maceió, pois algumas praças públicas contam com um espaço diferenciado destinado a estes animais. O que pode parecer uma nova moda, vem agora ganhando destaque no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca e na Praça Aroeiras, na Ponta Verde. A proposta é criar um ambiente para os animais brincarem e gastarem sua energia acumulada.

Renan Durval, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit Alagoas, comenta que estes espaços têm crescido pelo Brasil e é uma tendência que é percebida em relação a vários tipos de serviços e espaços pet friendly.

“É muito desejável que o espaço público seja receptivo para pets, uma vez que o número de animais domésticos é muito grande e qualquer fator que contribua para configurar atratividade aos espaços livres colaboram para aumentar a circulação e permanência de pessoas, o que por sua vez promove vitalidade urbana e oportunidades para a interação social”, explica o docente.

Renan aponta também a importância de que estes espaços, no entanto, não sejam priorizados em detrimento daqueles voltados diretamente às pessoas. Eles devem ser mais um equipamento público. Outro fator é que a segurança dos pets e das pessoas que utilizam os espaços públicos seja garantida, com boa delimitação física, limpeza e manutenção adequada.

Compartilhe: