MENU

Maceió faz 206 anos neste domingo

Capital alagoana tem data de aniversário no dia 05 de dezembro

às 13h00
Data da foto: 12/2010 Jangadas para passeios turísticos na Praia de Pajuçara.
Compartilhe:

Conhecida por suas belezas naturais, Maceió, capital do estado de Alagoas, completa 206 anos neste domingo (05). Com uma população estimada de mais de um milhão de habitantes, a cidade tem se apresentado com um forte potencial turístico nacional e internacional, atraindo turistas em todo o ano, principalmente na alta estação, para suas lindas praias.

O nome Maceió é originado do termo tupi “maçayó” ou “maçaio-k” que significa “o que tapa o alagadiço”. Nos dicionários, a palavra “Maceió” pode ser definida como: uma lagoa temporária e cíclica que se localiza na beira do mar na foz de um curso de água pequeno o suficiente para ser interrompido por uma barra de silicato até que a maré alta abra o caminho temporariamente de modo cíclico relacionado a estação do ano, vazão do rio, estações lunares

Historicamente, Maceió fazia parte da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. O povoado que deu origem ao município surgiu num engenho de açúcar e, ao ser desmembrada e ganhar o título de cidade, principalmente pelo desenvolvimento do porto de Jaraguá, começou a se crescer.

Compartilhe: