MENU

Maceió celebra 207 anos nesta quarta-feira

Cidade foi fundada em 05 de dezembro de 1815

às 17h33
Ascom Semtel
Ascom Semtel
Compartilhe:

Celebrando suas belezas naturais e sua história, nesta quarta-feira (05) a capital alagoana completa 207 anos de aniversário. Fundada em 05 de dezembro de 1815, quando aconteceu a separação entre a Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, em Marechal Deodoro, e a Vila de Maceió. 

Maceió atualmente possui cerca de um milhão de habitantes, além de ser um forte potencial turístico, graças à beleza de seu mar cristalino. 

Comemoração com a abertura do Natal

Para comemorar a data, na noite desta segunda (05), vai ocorrer a abertura oficial do Natal de Todos Nós. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió realizará o bloqueio no trecho que vai da Praça Sete Coqueiros, até a Praça Gogó da Ema, onde ocorre o domingo de lazer na Rua Aberta.

Origem do nome Maceió 

De acordo com a história, o nome tem origem na palavra Tupi “maçayó” ou “maçaio-k”, que tem como significado “o que tapa o alagadiço”. Vale lembrar que Alagoas pertencia à capital Pernambucana, e era denominada como Alagoas do Sul, e só posteriormente que aconteceria a independência da província (em 1915), elevando o status para vila. 

Vale lembrar também que o povoado que deu origem ao município surgiu num engenho de açúcar e, ao ser desmembrada e ganhar o título de cidade, principalmente pelo desenvolvimento do porto de Jaraguá, começou a crescer. 

Atualmente, a capital recebe o título de “Caribe brasileiro, devido sua vasta beleza natural, com rios, lagos, lagoas e praias, recebendo anualmente milhares de turistas. 

Compartilhe: