MENU

Live debate cenário pós-pandemia para Saúde e Gestão

Debate falou das situações que profissionais de saúde estão enfrentando e terão que encarar após o isolamento

às 18h53
Live contou com nomes renomados na área da saúde e gestão
Live contou com nomes renomados na área da saúde e gestão
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (20), o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) deu continuidade às Lives, uma iniciativa para aproximar o corpo acadêmico e sociedade de temas atuais do mercado de trabalho. A discussão, como não poderia deixar de ser, tratou de ‘Saúde e Gestão: O que muda nessa relação a partir da pandemia?’, tendo como debatedores Ana Luiza Exel, Nivaldo Filgueiras e Martinho Nery Filho.

Para marcar o início, o reitor da Unit/AL, Dario Arcanjo de Santana, deu as boas-vindas aos internautas. “O Centro Universitário Tiradentes está promovendo mais uma live, onde iremos debater um tema de interesse da nossa sociedade nesse momento de pandemia e restrição social. Queremos, portanto, agradecer a nossos palestrantes e debatedores, profissionais de vasta experiência nos assuntos que serão discutidos”, afirmou o Reitor, também convidando o público a deixar sua opinião e perguntas no chat.

Como mediador, o coordenador do Unit Biz – Business Center, Marco André Ramos, destacou os pontos pretendidos nesta primeira live do setor e nas demais que seguirão a cada quarta-feira, sempre às 17h.

“Esta é a primeira de muitas que faremos aqui, com o objetivo principal de aproximar mais a academia do mercado, dos setores público e privado e da sociedade de maneira geral. Que a gente possa utilizar este canal como troca de conhecimento, enriquecimentos e até estabelecer a possibilidade de buscar soluções para os problemas que a sociedade enfrenta neste momento atípico que estamos vivendo”, comentou Marco André.

Em suas primeiras falas, o cardiologista Nivaldo Filgueiras e a fisioterapeuta Ana Luiza Exel apontaram como tiveram que usar da gestão para organizar suas atuações na linha de frente da Covid-19. Responsável por uma UTI em Salvador, Nivaldo citou a logística para abrir novas vagas, organização dos leitos, protocolos de saúde, triagens e outros procedimentos para lidar com os doentes. Ana Luiza falou dos treinamentos com a equipe para uso de novas tecnologias, dos aparelhos e paramentação dos EPIs, entre outras adaptações necessárias, que muitas vezes precisam ser feitas já com a unidade de saúde aberta e recebendo pacientes.

Gestão

Pontos que Martinho Nery destacou como mais importantes neste e em todos os momentos em qualquer organização, não só as de saúde. A “graxa da engrenagem”, como nomeou, é o capital humano, as relações interpessoais que o profissional da Saúde precisa administrar, seja com a equipe, seja na humanização do atendimento ao paciente.

“Falamos muito de hospitais, mas temos também que lembrar que temos médicos, dentistas, fisioterapeutas, que estão em clínicas e que estão atendendo em uma estrutura muito menor. Uma das coisas que tenho feito bastante é mentoria para que esses profissionais trabalhem o acolhimento e aprendam a se comunicar com esse novo perfil de cliente”, ponderou Martinho.

Ana Luiza Exel reforçou a ideia de que a reinvenção dos profissionais não vai se resumir apenas aos meses de isolamento que estamos vivendo na pandemia, afinal, algumas mudanças que já vinham sendo debatidas, como a Telemedicina e o trabalho remoto, foram colocadas em campo muito rápido.

“Eu nunca tinha feito uma reunião com professores ou dado aula de forma remota, e a gente precisou se reinventar. Dentro desse cenário, acredito que vamos levar todo nosso aprendizado e experiência nesse novo formato para o nosso trabalho depois, aprimorando-o e tendo a ajuda da tecnologia que nos ajudou a passar por esse momento”, declarou Ana Luiza.

Saúde da mente

Aproximando-se do fim da Live Biz, Nivaldo Filgueiras deixou duas mensagens importantes não só aos profissionais da saúde, mas a todas as pessoas enfrentando a pandemia de Covid-19: cuide da sua saúde mental e valorize a ciência.

“Em casa e no ambiente de casa, é muito importante que haja uma proteção sua quanto ao stress. Nós temos que tratar também a nossa mente e buscarmos coisas que são prazerosas, isso acaba sendo uma proteção para o ambiente familiar. Quero deixar uma mensagem de agradecimento aos profissionais de saúde, à ciência e à academia. Só nesses cenários de crise, de guerra, é que se valorizam esses profissionais e essas pessoas responsáveis pelo saber”, defendeu Nivaldo.

Por fim, responderam a perguntas do público feitas pelo chat. Uma delas, um pedido especial de Belle Costa. “Perfeito. Peço para deixar [a live] gravado aqui a fim de indicar para conhecidos”, solicitou. Pedido prontamente respondido por Marco André, que informou que todas as lives ficariam salvas no canal da Unit/AL no Youtube.

E a dica foi bem aproveitada: na manhã desta quinta (21), o número de visualizações da live já havia quintuplicado em relação ao número de pessoas que acompanhou o debate ao vivo. Se você quiser conferir o que foi falado, basta clicar no link www.youtube.com/watch?v=daYCEONGiYQ.

Por Mariana Lima – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: