Passamos uma boa parte do nosso tempo diário na companhia de nossos colchões. Porém, algumas vezes não nos perguntamos sobre a maneira correta de higienizá-los e quando devemos realizá-la. Além disso, não tomamos o cuidado necessário e, algumas das vezes, temos atitudes que são danosas para vida útil do colchão.
Trocar os lençóis frequentemente; evitar sentar/deitar com roupas sujas, principalmente da rua; não comer nos colchões, evitando deixar farelos por todo lado; deixar o colchão respirar, virar os lados e até mesmo colocar em um ambiente mais ventilado, são algumas das ações que podem influenciar na melhoria da saúde do seu colchão, e consequentemente, em nossas saúdes.
Por isso, é recomendado que a troca dos lençóis seja realizada semanalmente, conforme recomendado pela Sleep Foundation, organização que estuda a qualidade do sono. E, embora com menos frequência, é necessário realizar a lavagem das capas dos travesseiros, edredons e cobertas.
Outras ações que podem ajudar muito a manter o colchão sempre limpo é virar os lados, no mínimo quatro vezes ao ano, evitando mofo, fungos e poeiras, mantendo a boa condição do objeto.
A aspiração do pó do quarto também deve ser feita pelo menos uma vez na semana, principalmente embaixo da cama. E nunca molhe o colchão na tentativa de retirar manchas, pois essa ação acaba beneficiando a proliferação de bactérias e trazendo odores indesejados.
*Com BBC