Na última quinta-feira (28), a Liga Acadêmica a de Saúde Coletiva (Liasc) realizou uma Oficina de Arte pelo Espaço Qualivida com pacientes da UDA. A ideia da proposta foi utilizar a arte para aliviar a tensão dos pacientes e mostrá-la como um caminho para ajudar na melhoria da qualidade de vida. A ocasião contou com a aluna de Medicina Lara Moreira, com pintura de vasos, e da docente Cely Morcef que fez voz e violão no local.
De acordo com Lara, a atividade que realizou foi um estímulo à criatividade e à promoção de funções sensório-motoras e cognitivas do processo de pintura. “A ideia foi buscar através do momento de pintura, externar os sentimentos e trabalhar a dinâmica em grupo”, explicou a discente que apresentou seu projeto “Ser Mente” e técnicas de pintura livre para os pacientes.
O Espaço Qualivida ainda realizará mais duas atividades: um Momento de Auriculoterapia, liderado pela Professora e Sabrina Gomes de Oliveira no dia 11 de novembro; e um Momento com Nefrologista Paula Albuquerque, referenciar pacientes da nefrologia no dia 25 do mesmo mês.
ESPAÇO QUALIVIDA
Localizado na Unidade Docente Assistencial (UDA) Dr. José Lages Filho, localizada no campus da instituição, o Espaço Qualivida é coordenado pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (Liasc) e promove ações multidisciplinares que proporcionem a assistência integral aos seus usuários. A ideia é capacitar os alunos para atuarem nos campos da Saúde Coletiva das unidades de saúde conveniadas.