MENU

LANUT conquista aprovação de dois trabalhos científicos na VI Jornada Alagoana de Nefrologia


às 17h36
Nos dias 17, 18 e 19 de Outubro, a LANUT – Liga Acadêmica de Nefrologia do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL, representada pela presidente, Mirna Moreira e pelo ex-diretor científico, Matheus Baracho, esteve presente na VI Jornada Alagoana de Nefrologia e conquistaram a aprovação de dois trabalhos científicos durante o evento.
Compartilhe:

Os integrantes da liga participaram das palestras oferecidas pelo evento, além de apresentaram dois trabalhos que traziam análise de dados epidemiológicos importantes para a saúde coletiva e o mecanismo do vírus HIV na lesão dos rins, com os temas “Estudo da morbimortalidade por insuficiência renal no Nordeste Brasileiro no período de 2014-2019” e “Mecanismo de lesão renal em pacientes com HIV”.

Os estudos lidam diretamente com pacientes renais com outras comorbidades na prática e para a identificação de agravos e mortes causados por insuficiência renal na região Nordeste. Os trabalhos foram construídos coletivamente por membros da liga, os quais se dividiram para reunir o máximo de informações sobre os temas para que fosse exposto nos pôsteres durante a  jornada. Além disso, a LANUT aprovou, no dia 23 de outubro, outros 4 trabalhos para que sejam apresentados no I Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva que foram realizados nos dias 4 e 5 de Novembro na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL.

Segundo Bruna Modesto, diretora de Marketing da Liga, o evento foi engrandecedor e importante para os alunos, devido a importância dos temas discutidos, os quais trouxeram pontos de extrema relevância para a área da nefrologia e para outros âmbitos do tratamento de paciente com possíveis afecções renais ou sistêmicas. 

LANUT

A Liga Acadêmica de Nefrologia da UNIT foi criada no início de Julho de 2018, e possui como objetivo o desenvolvimento de atividades voltadas para especialidade médica da nefrologia, baseado em três pilares fundamentais: extensão, ensino e pesquisa. Em julho de 2018, a liga fez parte do conjunto de ligas aprovadas pela SBN- Sociedade Brasileira de Nefrologia, perdurando até os dias atuais.

Atualmente, a LANUT possui como tutora a Doutora Carla Santos e possui como colaboradores os doutores: Rodrigo Vasconcelos, Maria do Carmo Borges e Yara Janaina. A liga atuava através de práticas na UDA, mais recentemente em hospitais, aulas abertas ao público, ações em saúde, como O Dia do Rim e o Natal Solidário em atividade beneficente, participações em eventos, como a SemEx, SemPesq e o Congresso Nordestino de Medicina da Família e da Comunidade.

Compartilhe: