MENU

Unit realiza Jornada de Mobilização Pedagógica


às 20h31
O Centro Universitário Tiradentes – Unit acredita no desenvolvimento da educação e fomenta a atualização do seu corpo docente. A Jornada Pedagógica 2016.1, acontece nos dias 25, 26 e 27, no campus Amélia Maria Uchôa, nos horários da manhã, tarde e noite.
Compartilhe:

A abertura oficial da jornada acontece nesta terça-feira, 26, a partir das 18h, com a professora Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano de Castro Sanches do Instituto Aprender a Ser. Ela realizará uma conferência sobre “Reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do ensino”.

Esta nova edição da Jornada tem como tema “Educação por Competência, Diversidade e Inovação: buscando novos caminhos” e vai reunir professores e coordenadores de curso. A assessoria pedagógica composta por Roseany Almeida e Thaís Telles destacam a importância da jornada. “A educação tem papel fundamental na vida do ser humano, pois acaba tornando-se responsável pelo desenvolvimento geral do indivíduo, numa constante busca pela formação do sujeito em sua totalidade. Nesta perspectiva, a jornada de mobilização pedagógica do Centro Universitário Tiradentes visa focar um trabalho amplo direcionado à educação por Competência, diversidade e inovação para que estes possam nortear os docentes no desenvolvimento de ações que contemplem a aprendizagem como centro do processo”.

Segundo Dia

O segundo dia da Jornada de Mobilização Pedagógica contou com oficinas de Host, Como construir problemas, Planejamento Pedagógico: Como construir o Plano Integrado de Trabalho e o Trabalho do NDE em face das ações do Enade.

Noite de Abertura

A noite de abertura da Jornada de Mobilização Pedagógica contou com apresentação do Unit Idiomas e todas as novas vantagens para colaboradores e professores do Unit. Em seguida o Superintende Acadêmico Eduardo Peixoto trouxe a importância do professor para o desenvolvimento da Educação no Brasil. “Todas as conquistas possuem um valor especial, que permite que a instituição ocupe um espaço na sociedade alagoana e posicione o professor como um profissional ímpar. Cada vez mais estamos convencidos que o professor tem um papel importante, pois a humanização com o aluno é algo que a tecnologia não substitui”.

“Nossos professores dão vida e movimento ao Unit! Hoje temos dois grandes motivos para comemorar, o primeiro é nossa nota 4 no mestrado, através do empenho e dedicação da equipe dos professores do mestrado e a segunda conquista é a comemoração do aniversário de 10 anos de implantação do Unit. Ao longo desse tempo nos dobramos a capacidade laboratorial do curso de medicina, realizamos altos investimentos nos laboratórios das engenharias e estamos concluindo a implantação da unidade básica de saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde. Tudo isso para permitir que nosso aluno conquiste as melhores oportunidades”, afirma o reitor Dario Arcanjo de Santana.

Conferencista

Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches é graduada em Serviço Social – Faculdades Metropolitanas Unidas (1980); em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale (1983); mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991); doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); Pesquisadora do IEE – Instituto de Estudos Especiais da PUC São Paulo (2000) Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados USP/SP (2003); Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais (2004). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo; fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil, fundadora do Fórum da Pedagogia Freinet, coordenadora do Curso de Especialização de Educação Infantil e Séries Iniciais do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo – SINPRO, coordenadora do Instituto Aprender a Ser Pesquisa e Formação na Área Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, infância, letramento e alfabetização, formação de professores e gestão educacional.

“Devemos parar de olhar as aparências pra percebermos a essência! O educador é um comunicador em essência, devemos conquistar isso com muito entusiasmo. O professor é fundador de mundos, é construtor de sonhos, gestor de possibilidades de mudança, é um construtor de identidades humanas. Meus queridos professores, valorizem seus papéis, ocupem seus lugares, sejam pontos de luz na vida de seus alunos. O educador deve ser respeitoso e não podemos expor, ninguém gosta de ser exposto no coletivo”, destaca Emília Cipriano.

A noite foi encerrada com uma atividade do setor de marketing, onde atores vestidos com temas de carnaval invadiram o auditório I e realizaram uma votação para ação de boas vindas dos alunos, que acontecerá dia 13 de fevereiro.

Noite de Encerramento

A Jornada de Mobilização Pedagógica chega ao fim e encerra suas atividades com três oficinas, “Planejamento Pedagógico: como construir o Plano Integrado de trabalho (PIT)” com o Prof. Dr. Paulo Imbuzeiro. “Projetos integradores: planejamento, execução e acompanhamento”, com o Prof. Esp. Fabiano Duarte. “Desafios do docente do Unit no contexto da Educação por Competência”, com a Profa. Esp. Elizabete Silva e por fim “A importância do ENADE na avaliação do Ministério da Educação para atribuição do conceito do curso das Instituições do Ensino Superior” com o Prof. Me. Tarcizo Roberto Nascimento, do Conselho Federal OAB.

Confira a programação completa aqui.

 

 

 

Compartilhe: