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Jornada Pedagógica 2018.2

O tema desta edição discutirá a consolidação de competências na educação superior

às 11h28
Com o intuito de capacitar e atualizar os docentes em temas pedagógicos importantes, o Centro Universitário Tiradentes – Unit irá realizar mais uma Jornada Pedagógica entre os dias 17 e 20 de julho, no campus Amélia Maria Uchôa.
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O objetivo do evento, segundo a pedagoga Marina Oliveira, é de oportunizar reflexões, inspirações e construção de novos saberes teórico-práticos sobre a relação de interdependência entre currículo, aprendizagem significativa e mecanismos de avaliação da aprendizagem. Considerando o currículo no sentido amplo, ou seja, concebendo-o como um “meio” planejado e organizado, é necessário oportunizar situações/experiências de aprendizagens aos estudantes, que promovam e/ou consolidem as competências necessárias ao mundo do trabalho (técnicas e humanas).

Na oportunidade, serão abordadas três temáticas diferentes que serão trabalhadas ao longo dos dias. A primeira envolve o planejamento e prática de estratégias pedagógicas promotoras da aprendizagem interativa, colaborativa e significativa. A segunda temática consiste em observar o papel da avaliação formativa e diagnóstica no processo de construção da aprendizagem. Já a última, irá abordar o planejamento dos cursos, com foco na inovação e qualidade acadêmica.

A palestra de abertura será na terça-feira (17/07), no auditório I do bloco C, às 19h. O tema da discussão é “Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação”, com o Prof. Dr. Celso dos Santos Vasconcellos.

Sobre o palestrante

Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética – Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformação; Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

Confira aqui a programação completa.

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