MENU

Intercâmbio e saúde mental: Psicóloga dá dicas de como lidar com o emocional

Vanessa Kelly, do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, dá dicas importantes para vivenciar esse momento

às 19h15
Compartilhe:

Realizar um intercâmbio é um dos momentos mais esperados para o aluno que decide ter uma experiência internacional. Porém, durante essa fase de afastamento familiar e abertura para novas vivências, de nível acadêmico e pessoal, é comum que os alunos sintam inseguranças e medo com o desconhecido. 

Por isso, é muito importante que exista uma preparação até que esse momento chegue, financeiramente e emocionalmente. Para ajudar com essa preparação, a Psicóloga Vanessa Kelly, do do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) da Unit Alagoas, dá algumas dicas de como se preparar para esse momento e viver essa fase da melhor forma. 

Kelly diz que o primeiro passo dessa preparação sempre deve ser um momento de autoavaliação, onde o aluno percebe  suas limitações e medos, analisando assim se o momento é o certo para o intercâmbio, mudanças e adaptações. Caso a resposta desse primeiro passo seja positiva, é importante uma ampla pesquisa sobre o local de destino, desde o clima a alimentação, quanto mais informações, mais seguro você irá se sentir, se possível converse com pessoas que já realizaram intercâmbio e troquem experiências. 

Após o desembarque no país, a Psicóloga orienta que o aluno crie vínculo e faça amigos, o que irá ajudar a tornar esse momento mais leve, mais seguro e mais pertencente ao local onde está; além disso, esteja aberto  a viver novas experiências. No início, pelo próprio processo de adaptação, pode ser que você sinta um pouco de dificuldade, e isso pode acontecer. Mas aos poucos, vá se permitindo viver a experiência como um todo, não só de forma acadêmica. 

E, se durante essa preparação o aluno precisar de ajuda, vale lembrar que o NApps oferece todo o suporte necessário. Com atendimento psicológico, acadêmico, social e psicossocial, o setor auxilia todos os alunos que estão nesse processo.  Para maiores informações é só entrar em contato pelo WhatsApp (82) 996272008 ou pelo e-mail napps@al.unit.br

Compartilhe: