MENU

Inscrições do Fies para 2022 terminam na sexta-feira, 11

Programa de financiamento público voltado a alunos de baixa renda oferece crédito de até 100% do valor do curso e prazo de pagamento estendido

às 12h33
Considerado o principal programa de financiamento estudantil do país, o Fies concede financiamento de até 100% do valor de cada curso (Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)
Considerado o principal programa de financiamento estudantil do país, o Fies concede financiamento de até 100% do valor de cada curso (Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)
Compartilhe:

Os estudantes que buscam uma alternativa para financiar seus estudos têm mais uma chance nesta semana. Até esta sexta-feira, 11, eles podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o principal programa de crédito estudantil do país, que financia até 100% do valor de cada curso, e com prazo de pagamento que pode ser maior que o dobro do tempo de graduação, e cuja escala de financiamento varia conforme a renda familiar do candidato. Ao todo, são mais de 66,5 mil vagas abertas pelo Fies neste primeiro semestre de 2022, em instituições particulares de ensino superior, incluindo o Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

As inscrições podem ser feitas através do site do Fies. Elas estão abertas aos candidatos com renda familiar bruta de até três salários mínimos (R$ 3.636.00) por pessoa, que fizeram quaisquer edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenham tirado nota acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. A lista dos pré-aprovados será divulgada no dia 15 de março. Nos três dias seguintes, entre os dias 16 e 18, os convocados devem apresentar a comprovação ou complementação das informações prestadas na inscrição. 

São exigidos documentos como a Carteira de Trabalho (ou uma declaração do Ministério do Trabalho para quem está há mais de três anos sem vínculo empregatício ativo), comprovante de residência atual em nome do aluno ou de um dos membros do grupo familiar, RG, CPF, o histórico escolar do Ensino Médio e a certidão ou declaração de estado civil (se for o caso). O aluno também deve apresentar, como comprovação de renda, os seis últimos contracheques (para candidatos assalariados), extrato do INSS (aposentados) ou, no caso dos autônomos, a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) ou GPS (Guia de Previdência Social) referente aos últimos três meses. Os documentos poderão ser entregues através do email contratacaofies@al.unit.br.

Os classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única, enquanto os outros candidatos são automaticamente incluídos em uma lista de espera e podem ser convocados para preencher as vagas remanescentes do Fies. A lista de espera estará aberta entre 16 de março e 28 de abril, e os concorrentes devem acompanhar sua eventual pré-seleção na página do programa. 

Outras dúvidas e informações sobre o Fies podem ser esclarecidas através do site https://www.unit.br/fies. Uma equipe de plantão para tirar dúvidas dos interessados está atendendo durante todo o período de inscrições, das 8h às 18h, através do Whatsapp (82) 99133-8509.

Dívidas já podem ser renegociadas

Também já está aberto o prazo de renegociação para os estudantes que firmaram contratos com o Fies até 31 de dezembro de 2017, mas estão com parcelas em atraso há mais de 90 dias. Eles devem procurar os agentes financeiros do Fundo (Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal) e pedir a renegociação dos contratos.

Essa negociação se baseia na Medida Provisória editada no fim do ano passado pelo Governo Federal, que concede descontos de 92% para inscritos no CadÚnico e Auxílio Emergencial, além de 86,5% para todos os outros inadimplentes. O saldo remanescente pode ainda ser parcelado em até dez vezes. Já para as dívidas com 90 a 360 dias de atraso, esse parcelamento pode chegar a 150 vezes.

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC

Compartilhe: