MENU

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado na Unit

Inscrições para o processo seletivo para turma de Mestrado vão até 18 de janeiro de 2021

às 13h30
Compartilhe:

A partir desta quinta-feira (18), estão abertas as inscrições para o processo seletivo para a turma de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL). O processo segue até o dia 05 de abril de 2021 e as inscrições podem ser realizadas exclusivamente de forma online, através do site: http://inscricaounit.crmeducacional.com/login/2111021

O Mestrado e Doutorado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas é direcionado a portadores de título de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), nas diferentes áreas do conhecimento, que se proponham a constituir um espaço adequado para o desenvolvimento de capacidades criativas, proporcionando resultados de interesse social, ambiental e tecnológico, profissional e acadêmico, integrados direta ou indiretamente com políticas públicas.

O programa tem como objetivo formar Mestres e Doutores capazes de construir reflexões e pesquisas interdisciplinares que coloquem em discussão os processos de produção de saberes e os seus efeitos sobre as relações com a sociedade, as tecnologias e as políticas públicas.

Mestrado e Doutorado: linhas de Pesquisa

O Mestrado e Doutorado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da Unit/AL oferecem duas linhas de pesquisa.

1 – Tecnologia, Ambiente e Saúde: Esta linha de pesquisa contempla investigações interdisciplinares em torno de três eixos de atuação: tecnologia, ambiente e saúde. Desenvolve pesquisas em temas como tecnologias sociais e processos industriais, epidemiologia e biotecnologia em saúde, sustentabilidade e ecologia humana, planejamento territorial e qualidade democrática. A abordagem contextualiza de forma inovadora os temas de pesquisa, relacionando-os às políticas públicas. Por fim, discute temáticas correlatas, tais como os ordenamentos e planejamentos territoriais e ambientais, o gerenciamento de recursos naturais e os conflitos socioambientais, em diferentes escalas de análise, relacionando-os às políticas públicas.

2 – Sociedade, Território e Políticas Públicas: A linha articula os estudos das transformações sociais em suas dimensões cultural, territorial e política, e reflete sobre as complementaridades e conflitos que marcam a relação entre sociedade e Estado. Visa discutir o problema da desigualdade e seu papel na construção do espaço público republicano, a partir de estudos culturais, históricos e de memória social, dando ênfase ao debate contemporâneo sobre identidade, gênero, patrimônio, diversidade cultural, imaginário, economia, tecnologias sociais, como também ao acesso à justiça, à saúde coletiva, aos controles democráticos e ao planejamento, à universalização dos direitos de cidadania no âmbito das políticas públicas e das demandas coletivas, difusas e individuais.

Confira aqui o edital completo e mais informações sobre o processo seletivo do curso de Mestrado 2021.1

Confira aqui o edital completo e mais informações sobre o processo seletivo do curso de Doutorado 2021.1

Leia também:

Preciso saber inglês ou espanhol para Mestrado e Doutorado?

Compartilhe: