MENU

Iniciação científica é o primeiro passo para quem deseja seguir na área acadêmica

Experiência obtida durante a graduação pode auxiliar na preparação para Mestrado e Doutorado

às 20h32
Compartilhe:

Durante a graduação, o aluno vivencia a educação com base em alguns pilares como: Ensino, Extensão e Pesquisa. É por meio deles que o aluno tem diversas habilidades potencializadas, sendo preparadas para o mercado de trabalho e também para a vida acadêmica. E, para quem deseja seguir dentro da área acadêmica, é durante a graduação que o primeiro contato com o mundo da pesquisa acontece. 

Para quem nunca teve contato com essa modalidade do ensino, precisar compreender que a Iniciação Científica (IA) é coordenada por um professor orientador, que já mantém uma área de atuação específica e anualmente submete por meio de editais um novo projeto de pesquisa, através desses que são oferecidas oportunidades para os estudantes que se interessarem em entrar numa pesquisa de maneira voluntária ou com bolsa. 

Vale lembrar que, quem pretender realizar Mestrado e Doutorado, a Iniciação Científica é indispensável no processo seletivo, além de preparar o aluno para a realidade de pesquisa e todos os critérios solicitados pela acadêmia

Iniciação Científica na Unit Alagoas 

No Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas os estudantes podem ingressar na pesquisa pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação composto pelas seguintes modalidades institucionais: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Probiti), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Provic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Tecnológica e Inovação – (Proviti). O programa tem parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) que atualmente oferece quinze bolsas para o Pibic.

Compartilhe: