MENU

Iniciação Científica é o primeiro passo para o mundo da pesquisa

Vivência acadêmica proporciona o primeiro contato de estudantes de graduação com a ciência através da pesquisa

às 19h54
Iniciação Científica é importante para a formação acadêmica
Iniciação Científica é importante para a formação acadêmica
Compartilhe:

A educação superior é constituída por três pilares: ensino, extensão e pesquisa. Cada um deles tem sua importância e peculiaridade para a formação discente em qualquer curso de graduação. O ensino constitui uma formação técnica e crítica do graduando, a extensão permite o contato com a sociedade por meio de atividades e serviços, e a pesquisa possibilita o contato com a ciência.

Para a maioria dos estudantes é na graduação que se dá o primeiro contato com a ciência por meio da Iniciação Científica (IC). Esta modalidade de pesquisa é coordenada por um professor orientador que já mantém uma área de atuação específica e anualmente submete por meio de editais um novo projeto. Neste projeto são oferecidas oportunidades para os estudantes que se interessarem em entrar numa pesquisa de maneira voluntária ou com bolsa.

No Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas os estudantes podem ingressar na pesquisa pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação composto pelas seguintes modalidades institucionais: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Probiti), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Provic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Tecnológica e Inovação – (Proviti). O programa tem parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) que atualmente oferece quotas de quinze bolsas para o Pibic.

A coordenadora de Pesquisa da Unit AL, Silmara Santos, explica que além dos programas oferecidos pela instituição, os discentes podem desenvolver atividades de pesquisa científica através dos grupos de pesquisa e estudos, e das Ligas Acadêmicas. 

O acesso, a disseminação e a visibilidade das pesquisas realizadas no centro universitário são divulgadas pelos Cadernos de Graduação, impressos distribuídos gratuitamente e disponíveis na internet no portal de periódicos da Unit, e na Semana de Pesquisa (SEMPESq). “Além disso, apoiamos a divulgação dos resultados produzidos pelos pesquisadores em periódicos de excelência e em eventos nacionais e internacionais como forma de divulgação científica”, acrescenta Silmara.

A Iniciação Científica é importante para a formação acadêmica discente porque oferece a oportunidade de desenvolvimento analítico e criativo para solucionar problemas que podem ser encontrados tanto numa pesquisa quanto no mercado de trabalho. A IC também é ideal para quem deseja seguir na carreira acadêmica pois se constitui a base para cursos de mestrado e doutorado.

Por Flávio Marcílio Maia – Asscom Unit/AL

Compartilhe: