MENU

Ilha do Ferro: um oásis cultural no meio do Sertão alagoano

Povoado é conhecido por belezas naturais e diversa arte popular

às 13h25
O povoado Ilha do Ferro, em Alagoas
O povoado Ilha do Ferro, em Alagoas
Artesanato da Ilha do Ferro
Compartilhe:

O povoado ribeirinho Ilha do Ferro fica localizado na cidade de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, e tem se tornado famoso pela sua diversidade cultural e paisagens naturais contemplativas. Com distância de 238 km da capital Maceió, a ilha é considerada um berço de artistas conhecidos internacionalmente e já foi até televisionada no programa da Globo “Caldeirão do Huck”.

Margeado pelo rio São Francisco, o local ganhou popularidade devido ao artesão Fernando Rodrigues dos Santos e suas obras rústicas feitas de troncos e raízes encontradas no próprio povoado. Em sua memória, foi criado o “Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos”, um museu de arte popular com diversos artefatos como: esculturas em madeira, bonecas de pano e bordados.

Além do museu, toda a Ilha do Ferro parece espalhar cultura e arte popular, seja com o artesanato diverso e rico, ou com sua gastronomia peculiar e única que vão de deliciosos “quebra-queixos” a iguarias exóticas pescadas no rio São Francisco como o camarão de água doce popularmente conhecido como “pitu”.

A arquitetura é um detalhe a mais que dá ao local pacato um charme singular. Há também as paisagens naturais que dão um toque especial à região do Sertão. Quem desejar, pode se aventurar e se encantar com a natureza num passeio de barco ou banho de rio.

Saiba mais sobre a Ilha do Ferro aqui

CABRA

A Ilha do Ferro conta também com a CABRA ILHA DO FERRO, um espaço cultural de iniciativa particular que tem o objetivo de promover e divulgar as diversas manifestações artísticas, bem como iniciativas de caráter preservacionista do meio ambiente e patrimônio, material e imaterial, da comunidade.

Por Flávio Marcílio Maia – Asscom Unit/AL

Compartilhe: