Os encontros científicos oportunizam a reunião de discentes, docentes e especialistas interessados em compartilhar conhecimentos em uma área específica, além de criar oportunidades na intenção de proporcionar a dialogicidade entre os partícipes. Assim sendo, é lícito apontar a oportunidade que os alunos terão de se atualizar dentro da temática escolhida, além de serem incentivados a buscarem o conhecimento, por meio do compartilhar das experiências vivenciadas nas Unidades de Saúde, durante o segundo semestre de 2017.
A temática escolhida ressalta a possibilidade de intercâmbio científico para os discentes pertencentes aos I, II, III, IV, V, VI e VII períodos, além de contribuir na formação acadêmica e social dos mesmos. No atual momento histórico de retrocesso de direitos, o evento tem o objetivo de promover um espaço de reflexão, debate e intercâmbio de conhecimentos em defesa do Sistema Único de Saúde – SUS.
É importante ressaltar que os alunos, do curso de medicina, frequentam semanalmente Unidades Básicas de Saúde-UBS do município de Maceió, os quais acompanham a equipe de saúde nas atividades propostas, no intuito de alcançar a articulação entre teoria e prática, tendo como escopo a visão ampliada do processo saúde-doença e aprender a trabalhar em equipe. O professor Gastão Wagner de Sousa Campos, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, declara o quanto é precioso e rica a aprendizagem vivenciada diariamente nas UBS para o alunado, pois a mesma servirá de pedra fundamental que nenhum livro poderá fornecer (CAMPOS, 2007). Pereira et al., (2009, p.106) afirmam a respeito da riqueza da interação existente “[…] entre os atores envolvidos, independentemente de estarem aprendendo ou ensinando, aproximam-se para a elaboração crítica frente à realidade[…]”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Magister. Confira a programação completa aqui.