MENU

Centro Universitário Tiradentes realiza I Semana Unit de Medicina


às 18h35
O Centro Universitário Tiradentes – Unit acredita que a prática precisa andar sempre alinhada com as melhores tendências profissionais e pensando nisso a coordenação do curso de Medicina realiza a I Semana Unit de Medicina. O evento acontece de 28 a 31 de março, no campus Amélia Maria Uchôa.
Compartilhe:

O evento visa proporcionar aos alunos e docentes discussões sobre os impactos da violências na saúde. Além de contar com palestras e mesas redondas, com a participação de docentes e discentes.

A violência é um fenômeno intrínseco e resultante das relações sociais e econômicas de produção. Neste sentido, apresenta-se “como um fenômeno complexo, as manifestações da violência desvelam a exacerbação dos conflitos sociais e se constitui em tema emergente e relevante para as necessidades do país” (Machado, et al., 830). Assim, apesar da violência não ser em si mesma um tema da saúde, ela produz um grande impacto nos Determinantes Sociais da Saúde, com vários desdobramentos no perfil epidemiológico da população. Considerando-se a necessidade de possibilitar uma compreensão numa perspectiva de totalidade dos aspectos relacionados às condições, situações e estilos de vida, o evento em tela objetiva possibilitar uma reflexão sobre os impactos da violência para a saúde da população, num contexto interdisciplinar.

As inscrições devem ser realizadas até esta quarta-feira, 23, clique aqui.

Acesse o hotsite http://eventos.unit.br/al/semanademedicina/.

Programação

28/03/16

Das 16h50min às 17h 10min: Abertura

Das 17h10min às 18h 10min: Conferência – Os impactos da violência para a saúde

Conferencista: Prof. Msc. Liécio Pinheiro

Coordenação de mesa: Profa. Msc. Nilza Martins Amaral.

Das 18h10min ás 18h30min: Debate

29/03/16

Das 08h às 10h

Panfletagem nas comunidades contempladas com a participação dos alunos do módulo transversal denominado Integração, Ensino Serviço e Comunidade – IESC.

Das 16h50min às 18h10min

Mesa redonda: Violência contra a mulher e seus reflexos para a saúde

Participantes: Prof. Msc. Gerson Odilon – Unit, Delegada da Mulher e Profa. Msc. Karolline Helcias Pacheco Acacio Coordenação de mesa: Profa. Msc. Silmara Mendes Das 18h 10min ás 18h 30min: Debate

30/03/16

Das 08h às 10h

Panfletagem nas comunidades contempladas com a participação dos alunos do módulo transversal denominado Integração, Ensino Serviço e Comunidade – IESC.

Das 16h50min às 18h10min

Mesa redonda – O atendimento multidisciplinar à vítimas de violência sexual

Participantes: Profa. Alessandra Leite – Uncisal, Profa. Msc. Luciana Amorim (Maternidade Santa Mônica) e Coordenação de mesa: Profa. Esp. Maria Rita Webster

Das 18h10min ás 18h30min: Debate

31/03/16

Das 16h 50min às 18h10min

Mesa redonda: O mosquito Aedes aegypti : um problema de saúde pública

Participantes: Prof. Dr. Celso Tavares (UFAL), Prof. Dr. Samir Kassar (Unit) e Profa. Msc. Nilza Martins Amaral.

Coordenação de mesa: Profa. Msc. Theresa Siqueira

Das 18h10min ás 18h30min: Debate e encerramento

Compartilhe: