MENU

I Café Intercom Unit teve participação expressiva do público

Evento reuniu, no dia 10 de novembro, especialistas em um debate sobre a imagem do corpo feminino na publicidade

às 10h45
A primeira edição do Café Intercom Unit, que teve como tema "Corpo e consumo: a imagem feminina na publicidade" aconteceu na Livraria Leitura, Parque Shopping Maceió e reuniu a socióloga Belmira Magalhães, a psicanalista Silvana Barros e o publicitário Helder Rangel para uma mesa-redonda.
Compartilhe:

Na oportunidade, o público interagiu com a proposta de discussão entre pesquisadores e sociedade sobre assuntos específicos da Comunicação Social. A socióloga Belmira Magalhães iniciou ao debate e falou sobre o capitalismo e empoderamento, além do que a sociedade espera do papel feminino, citando a estrutura familiar dependente da mulher e como isso reflete na publicidade.

Já Silvana Barros fez uma reflexão sobre a mulher de antes e a atual, com uma perspectiva mais histórica. A psicanalista citou Freud e Lacan, explicando a relação deles com as mulheres e suas ideias sobre feminilidade. Ela falou também sobre transtornos alimentares, obesidade em jovens mulheres e a invisibilidade delas na mídia.

O publicitário Helder Rangel também abordou o capitalismo, a imagem sexual que persegue a mulher nas peças publicitárias e a falta de melhores profissionais na área de Publicidade e Propaganda para produzir projetos de conteúdo.

“A continuidade da publicidade e propaganda é vender, e acaba extrapolando por querer inserir uma ideia errada. Os profissionais e alunos acabam produzindo com o senso comum, sem uma base teórica”, explicou Heder Rangel.

A organizadora do Café Intercom Unit, professora Danielle Cândido, sócia da Intercom, explicou que a iniciativa do evento é a de abrir um espaço de encontros para refletir, criticamente, acerca de temas atuais e ainda estimular a leitura.

“Foi uma grata surpresa a interação da plateia com questionamentos e posicionamentos que somaram à discussão. Tivemos um I Café Intercom com sucesso de público, riqueza de conteúdo entre os palestrantes e a participação ativa de quem foi prestigiar o debate. Temos um formato de evento e agora precisamos dar continuidade à discussão, refletindo sobre assuntos atuais de nosso cotidiano para pensar a partir de um referencial teórico”, falou a pesquisadora.

O Café Intercom é uma promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Em Maceió, é realizado pelo Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit, em parceria com a Livraria Leitura.

Autor: George Arroxelas com Unit

Compartilhe: