Na última quinta-feira, 30, o Centro Universitário Tiradentes – Unit comemorou o dia do Designer de Interiores, profissional criativo, que combina visão estética com conhecimentos técnicos e habilidades práticas. Ele quem cria e executa ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade, sejam eles residências, salas comerciais e espaços em locais públicos. Os alunos do 1º ao 4º período foram homenageados e ganharam um presente todo especial.
O profissional de Design de Interiores possui a o domínio da arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. Ele harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.
Mercado de Trabalho
O aquecimento do setor da construção civil no Brasil favorece o mercado para bacharéis e tecnólogos. Além dos escritórios de arquitetura e de design de interiores – tradicionais empregadores –, é boa a procura por parte de clientes residenciais, que precisam de orientação na hora de reformar e decorar a casa – um nicho que cresce muito.
Outra forte demanda vem da área corporativa, em que o designer é requisitado para criar o desenho de escritórios e salas de reunião. Há ainda uma crescente busca por profissionais que desenvolvam projetos de hotéis e a fazer adequações de acessibilidade em locais públicos. As melhores chances de trabalho estão nas capitais do Sudeste e, no Sul, em Curitiba e Porto Alegre. As cidades turísticas do Nordeste também são bons mercados, devido ao grande número de hotéis e resorts.
O perfil do profissional de design de interiores
A última pesquisa realizada pela ABD em 2009 mostra que a grande maioria de quem atua no mercado de Design de Interiores é mulher, com média de idade de 41 anos e está no mercado há mais de 10 anos. Entre todos os profissionais entrevistados, cerca de 1.200, fizeram um Curso Técnico em Design de Interiores o total de 27%.
A grande maioria dos profissionais que atuam no mercado de Design de Interiores trabalha por conta própria e somam 85% do segmento. A realidade de 57% dos profissionais que atuam com escritórios próprios é não ter colaboradores ou funcionários e os outros 43% tem em média 3 funcionários. Em 2009, a média era de 2 colaboradores, o que pode ser considerado um indicador do início do aquecimento do setor que se manteve até 2011.
“A homenagem aos alunos desse ano foi importante porque alguns deles não sabiam a data comemorativa do profissional e eles se sentiram representados em meio a turbulência do semestre. Foi gratificante também da parte da coordenação poder transmitir através de uma lembrança, o carinho que temos dedicado aos nosso alunos ao longo destes 10 meses”, colocou Débora Vital coordenadora do curso de Design de Interiores.