MENU

Hoje é dia do Jornalista: conheça projetos dos nossos alunos

Alunos de comunicação social desenvolvem projetos multimídias e mostram novas perspectivas para seguirem na profissão de jornalista

às 19h00
Revista online criada por alunos de jornalismo
Revista online criada por alunos de jornalismo
Instagram traz conteúdos regionais
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 07 de abril, é dia de homenagear o profissional que exerce um papel fundamental para a sociedade: o jornalista. Com o propósito de manter a sociedade bem informada e transmitir a veracidade dos fatos, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) vem formando e lançando jornalistas no mercado de trabalho através do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.

Na data em que se celebra o Dia do Jornalista, alunos e egressos da instituição são os grandes homenageados. Durante a graduação, os acadêmicos do curso passam por disciplinas básicas e específicas, que incluem técnicas de redação, edição, jornalismo interpretativo e informativo, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, novas tecnologias de comunicação.

E é através dessas disciplinas específicas que eles são incentivados a desenvolverem projetos e iniciativas que contribuam para a formação e tragam experiências. Como por exemplo a revista experimental Xícara Virada, criada por alunos do 5º período de jornalismo da Unit/AL para produzir, inicialmente, notícias de política para a disciplina de Jornalismo Especializado, ministrada pelo professor Beto Macário.

“Criamos uma mídia digital e um perfil na rede social Instagram para fazer essa divulgação. Produzimos layouts e conteúdos produzidos por nós nas legendas das fotos publicadas no feed. Até então a ideia era apenas publicar as matérias do nosso trabalho para a disciplina, mas percebemos que poderíamos dar outras proporções”, explicou o aluno João Pedro.

Recentemente, na disciplina de Práticas de Extensão e Comunicação, surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto de extensão. Com o perfil já criado da Xícara Virada, novas ideias passaram a integrar o perfil dando uma nova cara e dinâmica para os conteúdos publicados. “Mais uma vez, passamos a atualizar o nosso Instagram Xícara Virada com os trabalhos desta disciplina, que foi sobre a temática da cultura de cancelamento, trazendo inclusive entrevistas com profissionais especializados no assunto”.

João disse ainda que a partir do retorno positivo do Professor Beto Macário com o projeto, eles também pensaram na criação de uma revista online como forma de ir além. A primeira edição da revista foi lançada e junto com seus colegas Analice de Almeida, Antonio Felipe, Isabela Melissa e Maria Rita desempenham funções como diagramação, posts, correção e edição de textos, redação e edição da revista. ‘A gente pensa nos temas e todo mundo produz os textos que vão entrar na edição. Ou seja, cada um faz um pouquinho. Nossa ideia é começar a trazer notícias do estado, do Brasil e do Mundo, falando de diversos assuntos e relevantes”. 

Conheça o Xícara Virada:

Instagram: https://instagram.com/xicaraviradamagazine?igshid=7cmgshvk82g2

Edição on-line da revista: https://drive.google.com/file/d/16LTUhREBP-lJKMtfrjFTGwreWtnZJBkT/view?usp=drivesdk

Cuzcuzeira

Contando os meses para a formação, alunos do 8º período do curso de Jornalismo da Unit também ingressaram nas redes sociais para apresentarem seus trabalhos. Ao longo de todo o curso, eles perceberam que tudo o que produziram de matérias, trabalhos e atividades para as disciplinas reuniria bons conteúdos para serem divulgados. 

“Com todos esses conteúdos, percebemos que poderíamos construir uma plataforma multimídia e também ter um portfólio para a nossa carreira. Nosso time formado por mim, Thatyana Beatriz e  Caroline Peixoto, se reuniu e criamos um nome, redes sociais e site. Passamos a produzir conteúdos, mas também abrimos espaços para a colaboração de outros alunos da turma ou de outras faculdades que queiram também divulgar seus textos, desde que tragam conteúdos relacionados a nossa linha edtorial”, contou o aluno Matheus Xavier.

Porque Cuscuzeira? Matheus explica que a escolha do nome surgiu deve-se não somente por causa da paixão unânime – dos membros do projeto – pelo Cuscuz, mas também pelo alimento ser um marco do nordeste. “Como nosso objetivo é mostrar as partes culturais da região, principalmente a capital alagoana, o Cuscuzeira traz um olhar mais nordestino sobre alguns temas da nossa cultura em diferentes meios e plataformas de comunicação”, disse Matheus.

Os conteúdos produzidos são divulgados por meio de Podcast, Blog, Revista, perfil no Instagram @cuscuz.eira e Youtube.

O Professor Beto Macário que acompanhou o processo de construção dessas iniciativas falou sobre a importância da prática durante a graduação. “Esses projetos servem para que os estudantes apliquem de forma prática e empreendedora os conceitos vistos em sala de aula. Cada projeto faz com que eles desenvolvam habilidades transmidiáticas capazes de aproximar ainda mais o foco da produção de conteúdo a um público cada vez mais segmentado e próximo da realidade que os estudantes se encontram”.

Formação: Jornalista

O curso de bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo forma profissionais com conhecimentos em diversas áreas, hábeis e capazes para atuar como comunicadores capazes de contribuir com a transformação e o desenvolvimento do mercado local e regional, e de manifestar comprometimento ético-político no exercício da profissão.

O Coordenador Operacional do Curso, Prof. Roberto Amorim – com longa jornada, experiência profissional e referência no jornalismo alagoano -, ressalta a importância da a atuação dos alunos para a formação.

“A atuação dos nossos alunos de jornalismo em atividades práticas, só comprova que os nossos alunos estão no caminho certo, no sentido de aliar teoria e prática, mas que principalmente o aprendizado é construído a partir do contato direto com a realidade. Para isso, nossa grade curricular, nossos laboratórios e a metodologia ativa permitem que os alunos coloquem efetivamente em prática tudo o que é discutido em sala de aula. Quero parabenizar a esses alunos pelos excelentes projetos, na certeza de que serão ótimos profissionais. Assim como parabenizar a todos os nossos alunos e egressos pelo Dia do Jornalista”, destaca Roberto Amorim.

Leia também outros destaques de alunos do curso:

Unit tem quatro trabalhos selecionados para Mostra de Fotojornalismo Universitário da USP

Alunos da Unit vencem Prêmio Sinturb de Jornalismo

Estudantes da Unit levam prêmios no 10º Sincor de Jornalismo

Por Asscom Unit/AL

Compartilhe: