MENU

Hipertensão arterial: o que é?

Saiba como é realizado diagnóstico e tratamento

às 20h31
Compartilhe:

A hipertensão arterial é uma doença crônica e não transmissível, caracterizada pela elevação constante dos níveis da pressão arterial, e ela depende de fatores genéticos, ambientais e sociais do indivíduo.

Existem alguns fatores de risco como: genéticos, idade, ingestão de sódio, sobrepeso, sedentarismo, ingestão de álcool e apneia do sono que são analisados para se fechar um diagnóstico, durante esse estudo também é visto a possibilidade de doenças cardiovasculares, afinal, a hipertensão é um dos fatores dessa patologia. 

Feito o diagnóstico, o paciente que tiver menos de 60 anos deve realizar o tratamento com anti-hipertensivos e mudanças na alimentação, perda de peso e práticas de atividades físicas, e vale lembrar que essas mudanças na rotina também são sugeridas para quem deseja evitar a doença. 

Por não possuir sintomas claros e ser causada por diversos fatores, a pressão alta é considerada um inimigo invisível e que precisa de um acompanhamento frequente com profissionais da saúde para ser percebida. A pressão arterial normal é inferior a 120/80. A pressão arterial entre 120/80 e 129/80 é a pressão arterial elevada, e uma pressão arterial de 130/80 ou acima é considerada alta. 

*Com informações do blog Medicina dia a dia 

Compartilhe: