MENU

Higiene do sono: entenda o que é e sua importância


às 20h31
Compartilhe:

Desacelerar tem sido um dos temas mais debatidos nos últimos anos. Afinal, o ser humano cada vez mais possui uma vida agitada e sobrecarregada. Mas, o que poucos sabem é que incluir novos hábitos pode ajudar durante a hora do descanso, e um deles é conhecido como a higiene do sono.  

Mas afinal, você sabe o que é higiene do sono e seus benefícios? 

A higiene do sono diz respeito às mudanças que fazemos a respeito dos hábitos não saudáveis de nossa rotina que podem ser prejudiciais durante o momento do dormir. E isso diz respeito à forma como nos alimentamos, o ambiente e outros aspectos que nos cerca. Ou seja, a higiene do sono engloba a inclusão de bons comportamentos que influenciarão de forma positiva nosso sono. 

Praticar higiene do sono é de extrema importância, não importando a idade, pois esses novos hábitos irão ajudar na organização dos horários do sono e prevenir possíveis distúrbios ligados a esse momento.  

Entenda como realizar uma higiene do sono 

O primeiro passo é entender que dormir é o momento que o cérebro humano se regenera e pode finalmente descansar, sendo um passo importante durante a rotina. Se acontecer de ocorrer insônia ou sentir que o sono não está vindo, significa que nosso comportamento confundiu nosso cérebro e é um momento ideal para direcioná-lo por meio de novos hábitos. 

Comece delimitando novos horários para dormir, pois se não tiver uma rotina fiel, seu cérebro não irá entender que aquele é o momento de descansar; 

Alimentação é um dos principais pontos de nossa rotina, por isso, é importante investir em uma boa alimentação, evitando alimentos como café, refrigerantes, energéticos e outros estimulantes; 

Outro ponto importante é praticar exercícios físicos, mas sempre ficar atento ao horário. Para quem tem insônia, é recomendado evitar realizar atividades pesadas durante a noite. Além disso, é recomendado tomar banhos de sol, pois a  luz solar regula uma série de funções do nosso organismo, e uma delas é o sono; 

Crie rituais de relaxamento e prepare um ambiente confortável e acolhedor para que seu corpo se sinta à vontade e possa descansar. Escolha um bom livro, uma música que traga relaxamento, boas cobertas e tente sempre ficar longe dos aparelhos tecnológicos. 

Compartilhe: