MENU

Grupo Tiradentes se engaja em apoio à vacinação contra Covid-19

De acordo com a professora Wanessa Lordêlo, diretora de Operações de Saúde do Grupo Tiradentes, as unidades do Grupo já possuem parcerias com as secretarias

às 17h11
Compartilhe:

O Grupo Tiradentes está se disponibilizando e buscando parcerias com prefeituras das cidades onde atua, a fim de colaborar com a campanha nacional contra a Covid-19. A ação de imunização começou oficialmente no último domingo, 17 de janeiro, após a aprovação oficial, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As doses foram distribuídas em todos os estados, que já começaram a executar os seus planos locais de vacinação na população.

De acordo com a professora Wanessa Lordêlo, diretora de Operações de Saúde do Grupo Tiradentes, as unidades do Grupo já possuem parcerias com as secretarias municipais e estaduais de saúde, o que permite a colaboração com outras iniciativas de auxílio no combate à Covid-19 e a outras doenças. “Nós já atuamos em outras campanhas de vacinação do calendário regular, viabilizando a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, que já atuam em estágio curricular e sob a supervisão dos professores dos cursos”, informou.

Um exemplo destacado por ela foi a aplicação da vacina contra a gripe influenza em idosos, que formam um dos principais grupos de risco do coronavírus. Na oportunidade, professores das disciplinas de Estágio Curricular, do curso de Enfermagem da Unit Aracaju e Alagoas, se somaram a profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como posto de vacinação.

Vacinação Covid-19

Nos estados de atuação do Grupo, as primeiras doses começaram a ser aplicadas na última terça-feira, 19, com prioridade para profissionais de saúde e idosos institucionalizados (internados em hospitais ou asilos).

Na unidade Alagoas, a coordenadora do curso de Medicina, Carol Calles foi uma das profissionais de saúde vacinadas. Fisioterapeuta intensivista no Hospital da Mulher, em Maceió, onde atua na montagem dos protocolos do atendimento e assistência ventilatória dos pacientes com Covid-19, lembra que esta é apenas a primeira etapa da campanha de vacinação, em um momento em que o vírus segue se espalhando e fazendo vítimas fatais.

“É muito importante, como profissional de saúde, orientar e pedir a colaboração da sociedade em geral para que as pessoas mantenham o distanciamento social e usem as medidas protetivas, como o uso de máscaras e higienização das mãos. Este é o início de uma esperança por dias melhores, gerado através da Ciência e do avanço de tecnologias nos insumos de imunização da população”, relata.

Outras iniciativas

O Grupo Tiradentes colaborou ainda na qualificação de profissionais e unidades voltadas à linha de frente do combate à nova doença. A parceria do GT também se deu na melhoria de estrutura e condições de trabalho para os profissionais de saúde. No início da pandemia, a instituição realizou, com recursos próprios, doações de álcool em gel às Secretarias de Saúde dos estados onde atua – Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Outra iniciativa da Unit foi a doação de cestas básicas para comunidades carentes, entre elas: Santo Onofre, São Rafael, Guaxuma.

Já o Tiradentes Innovation Center, centro de inovação do Grupo Tiradentes, possibilitou a produção de mais de 5 mil EPIs tipo face shield (viseira) em parceria com o Instituto Federal de Sergipe, UFS e Sergipe Parque Tecnológico. Todo o material foi doado aos profissionais da linha de frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Fortalecer as parcerias já é uma rotina do Grupo Tiradentes. Sempre buscamos integrar o parceiro porque acreditamos que ganham os dois lados na interação ensino-serviço”, complementou Wanessa Lordelo.

Compartilhe: