MENU

Grupo Tiradentes lança Formação Individual Completa - FIC

Estudantes do 2º e 3º períodos podem participar da Formação Individual Completa, iniciativa do Programa de Gestão da Aprendizagem da Unit

às 13h47
Cursos de apoio e de sucesso acadêmico iniciam nesta segunda-feira (08)
Cursos de apoio e de sucesso acadêmico iniciam nesta segunda-feira (08)
Compartilhe:

Diante das diferentes realidades da rotina universitária, se comparadas às vivenciadas pelos alunos no ensino médio, o programa Formação Individual Completa (FIC) do Grupo Tiradentes atuará como um apoio para os primeiros períodos e segue no desenvolvimento de competências que irão impulsionar a experiência acadêmica e profissional dos jovens estudantes. A iniciativa faz parte do Programa de Gestão da Aprendizagem.

Alunos do 2º e 3º períodos dos cursos do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), a partir da próxima segunda-feira (08) já podem ter acesso – via Magister, aos cursos de apoio e sucesso acadêmico. Não é necessário passar por um processo de seleção ou cumprir edital, basta selecionar os cursos já disponíveis de acordo com o semestre de estudo.

Para o 2º período, os cursos de apoio acadêmico são de Interpretação de Texto e Operações Matemáticas, enquanto o 3º período inicia os cursos de sucesso acadêmico, com os temas Gestão do Tempo e Técnicas de Estudo.

De acordo com a pedagoga do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAP) da Unit/AL, Marina Oliveira, a cada semestre serão oferecidos novos cursos que complementam a  formação do futuro profissional colaborando com a construção do arcabouço de conhecimento dos estudantes em paralelo às disciplinas do curso superior. 

“Esse acompanhamento começou como um piloto no ano passado, o Projeto Gestão da Aprendizagem. Quando os alunos entram, a Unit faz uma avaliação diagnóstica para identificar as principais dificuldades que eles trazem do ensino médio. A partir dos dados desta avaliação, temos informações que vão contribuir para o planejamento dos professores”, revelou Marina.

Os resultados foram tão positivos que o projeto evoluiu e se transformou no Programa de Gestão da Aprendizagem, voltado para ajudar os alunos a alcançar seus objetivos de vida e carreira acadêmica, identificando potencialidades e dificuldades desde o início da jornada no ensino superior.

“O Programa de Gestão da Aprendizagem é um serviço que o Grupo Tiradentes oferece ao aluno, dizendo que estamos desde o 1º período acompanhando a formação dele e dando todo esse suporte”, reforçou Marina Oliveira, acrescentando que o Grupo é o único no Nordeste com iniciativas deste tipo.

Entre os objetivos pretendidos por este programa, estão favorecer a pesquisa sobre os resultados de aprendizagem; fortalecer a cultura voltada a resultados; constatar progressos e dificuldades e reorientar o trabalho docente para as melhorias necessárias; promover o processo de autorregulação da qualidade acadêmica dos cursos de graduação e fortalecer a qualidade do processo pedagógico institucional.

Compartilhe: