MENU

Grupo de Extensão reúne alunas dos cursos de Exatas

Rede de apoio busca fortalecer a permanência das estudantes no curso

às 17h00
Foto arquivo pessoal - anterior à pandemia
Foto arquivo pessoal - anterior à pandemia
Foto arquivo pessoal - anterior à pandemia
Compartilhe:

Vinte e sete alunas dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Ciências da Computação da Unit Alagoas formam o grupo de extensão Athena, uma rede de apoio para estudantes que se sentem deslocadas em um meio ainda bastante masculino. Acompanhadas pela professora Janaína Junkes, o grupo tem como propósito a permanência nos cursos de graduação e a equidade de gênero na sala de aula e futuramente no mercado de trabalho.

O grupo Athena surgiu no final de 2019 em uma reunião de acolhimento para mulheres nas áreas de Exatas da Unit e com a iniciativa das alunas Lais Rhiane e Caroline Torres. No ano seguinte foi realizado um workshop de programação em linguagem C e um encontro com o grupo Katie da Ufal, que serviu de inspiração para a criação.

Em Março de 2021 o grupo conseguiu formar uma diretoria e oficializar o projeto dentro da instituição Agora, as estudantes realizarão eventos como oficinas, workshops e palestras nas áreas da tecnologia, engenharia e ciências da computação.

De acordo com a diretora presidente, Thauanny Sandrielle, o grupo é sinônimo de representatividade. “Nós temos poucas mulheres nas áreas das ciências exatas, isso comparado com a quantidade de homens nesses cursos que por muito tempo foram ditos como masculinos. Todo semestre mais de 60% das turmas são compostas por homens, as poucas mulheres que ingressam acabam desistindo por se sentirem deslocadas, ou por serem tratada de alguma forma inapropiada”, comenta.

Compartilhe: