MENU

Grupo de estudo realiza ação em alusão a julho verde

Momento aconteceu no Parque Shopping Maceió, na Cruz das Almas, no dia 27

às 19h15
Compartilhe:

Julho é considerado o mês de conscientização e prevenção do câncer do pescoço e da cabeça. Em alusão a essa data, na última quarta-feira (27), o grupo de estudo com foco em cirurgia de cabeça e pescoço, do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, realizou uma ação de conscientização popular a respeito da importância da detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço, sendo os principais tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide. 

Bibiana Onuki, participante do grupo de estudo, conta que a ação foi importante na disseminação das informações acerca do assunto. “Foi muito importante disseminar essas informações sobre o câncer do pescoço e da cabeça, tanto para os alunos do grupo de estudo, quanto para a população. Foi uma ação excelente, onde pudemos conversar com algumas pessoas”, finalizou a aluna.  

A ação ocorreu no Parque Shopping Maceió, na Cruz das Almas, das 12h às 18h, e contou com um momento informativo onde os alunos, de forma dinâmica e prática, conversaram com a sociedade civil sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce desse câncer. 

O Grupo de Pesquisa Cirurgia de Cabeça e Pescoço surgiu pioneiro da necessidade de aprofundamento do conhecimento dos alunos da medicina sobre as patologias que acometem a região da cabeça e pescoço. Tendo como orientação técnica as professoras Dra. Ana Carolina Pastl – Cirurgiã de Cabeça e Pescoço e Dra. Thays Avelino – Otorrinolaringologista, por vez que o estudo dessa área permeia tanto a cirurgia como a otorrinolaringologia.

Para conhecer mais sobre o trabalho do grupo, acesse: @geccpunit

Câncer do pescoço e da cabeça

Quando o assunto é câncer de cabeça e pescoço, alguns fatores como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas devem ser considerados, além disso, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que é um grande causador do câncer de faringe, principalmente entre os jovens. Inicialmente, o câncer de cabeça e pescoço pode ser silencioso, por isso, é importante prestar atenção com sintomas como: 

  • Aparecimento de nódulo no pescoço;
  •  Manchas brancas ou avermelhadas na boca;
  •  Ferida que não cicatriza em duas semanas;
  •  Dor de garganta que não melhora em 15 dias;
  •  Dificuldade ou dor para engolir;
  •  Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.

Quando detectados precocemente, as chances de cura são de até  até 90%, por isso, o indicado é que o paciente procure um especialista sempre que notar alguma mudança ou algum sinal descrito. 

Compartilhe: