MENU

Gestão Financeira é o principal desafio das empresas em tempos de pandemia

Live Tiradentes traz dicas para que as organizações ajustem o caixa nessa fase de crise sanitária

às 18h04
Compartilhe:

As mudanças no mundo empresarial estavam aceleradas antes da pandemia, com a migração de diversos processos para o ambiente digital e alguns gargalos impostos pela economia nacional. Durante o atual período, isso só foi acelerado, além do grande desafio de ter uma gestão financeira equilibrada, mantendo o controle dos custos e do fluxo de caixa. Isso sem contar as opções de captação de recursos.

Segundo Marco André, gestor do Unit Biz (Business Center), departamento de contas a pagar e a receber, principais rotinas operacionais dentro da gestão financeira, foram abaladas com a pandemia, fator que obrigou as empresas de alguns setores a buscarem uma renegociação de seus contratos com clientes e fornecedores.

“Sem dúvida que com a queda de receita e com as contas vencendo, a liquidez da empresa tendo uma variação grande, a maioria dos empresários tiveram que renegociar com seus fornecedores e fazer com que suas dívidas fossem prorrogadas ou suspensa até um determinado momento”, afirmou Marco André.

De acordo com o gestor, os empresários precisam estar cientes de que é necessária uma readequação às novas condições e demandas em quase todos os setores. Para tal, buscar parcerias e se planejar podem ser a saída.
“Agora é fundamental que as empresas busquem bons parceiros e consigam traçar suas diretrizes baseadas na nova situação, nas novas regras que já estavam sendo colocadas antes da pandemia, levando em conta um bom planejamento financeiro”, frisou Marco André.

Outro fator que tem ajudado as empresas a passarem por esse momento é a utilização da tecnologia, que já vinha trazendo uma série de demandas e necessidades de adequação nos negócios.

“A pandemia não só acelerou, mas trouxe como uma urgência imediata. Ela trouxe muito mais velocidade para que esse processo fosse acelerado. Algumas empresas já caminhavam nessa direção e estavam se preparando, já outras não. Essas acabaram levando um grande susto e vão ter uma série de problemas para poder se adequar a essa realidade”, ressaltou o gestor.

Marco André ressaltou ainda que o relacionamento das empresas com o mundo digital se estreitou e deverá ser um ‘casamento’ eterno a partir de agora. “Estar no mundo digital não é mais uma escolha, é quase que uma obrigação. As empresas irão usufruir disso, tanto em relação à clientela, para atende-la, quanto para cuidar de suas funções internas, para buscar dados de forma ágil, com relatórios mais precisos e respostas mais ágeis a tudo o que possa acontecer”, finalizou.

Live sobre o tema

Dado o contexto, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) vai promover, na próxima quarta-feira (08), a partir das 18h, dentro do projeto Live Tiradentes, um encontro virtual com o tema “O desafio da gestão financeira nas empresas diante do panorama econômico pré e pós pandemia”.

A live, realizada no canal da Unit/AL no Youtube, contará com as presenças do próprio Marco André, gestor do Unit Biz (Business Center), além de Saumíneo Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes e Marcelo Adler, vice-presidente administrativo e financeiro –  CFO do Grupo Tiradentes.

Os interessados deverão se inscrever preenchendo o formulário no link: https://hs.unit.br/live-o-desafio-da-gestao-financeira.

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: