Nesta semana de 3 a 5 de novembro o Centro Universitário Tiradentes – Unit realiza o gabaritando OAB. O evento acontece no auditório da instituição e é voltado para todos os alunos do curso de direito.
As revisões estão acontecendo desde agosto e as disciplinas contempladas são Direito civil, Penal, Processo Penal e Processo Civil. Quem ministra as aulas são professores do fórum/RJ, Marcelo Galante (Direito Constitucional), Álvaro de Azevedo Gonzaga (Ética Profissional) e Felipe Novaes (Direito Penal). O evento tem como objetivo revisar as principais matérias do exame de ordem.
“O gabaritando OAB é um evento marcado de uma imensa revisão, onde os palestrantes vão trabalhar questões pontuais, que caem com muita frequência na prova. A importância do evento reflete o nosso compromisso com o processo ensino-aprendizagem para para melhor preparar o nosso aluno, buscando sua inserção no mercado de trabalho”, colocou a coordenadora do curso de direito Karoline Mafra.
Exame de Ordem
O Exame de Ordem é a avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito, onde demonstram que possuem a capacitação, os conhecimentos e as práticas necessárias ao exercício da advocacia. O exame é organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil.
A prova objetiva será realizada no dia 16 de novembro, das 13 às 18h, e é composta por 80 questões de múltipla escolha sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de direitos dumanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, Filosofia do direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
A segunda fase será no dia 11 de janeiro, com uma prova prático-profissional composta por quatro questões discursivas e uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. Podem participar do Exame de Ordem estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. Quem passou na primeira fase do último exame mas não foi aprovado na segunda fase, pode solicitar a participação direta na segunda fase desta nova edição.