MENU

Futuro da Arquitetura está ligado à pós-pandemia

Mudanças e tendências da profissão se adaptarão a novos modos de vida

às 19h05
Compartilhe:

Desde 2018 o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, celebrado no dia 15 de dezembro, demarca também o nascimento de Oscar Niemeyer e a instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). A profissão, que busca conforto e funcionalidade de edificações através de projetos e planejamentos, tem apresentado tendências para o mundo pós-pandemia.

Para o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit Alagoas, Fabio Nogueira, os desafios para profissão no futuro estão certamente ligados às mudanças no espaço construído provocadas pela pandemia do Covid-19. 

“No âmbito da arquitetura, o compromisso com a qualidade dos espaços que habitamos segue sendo uma prioridade. As mudanças trazidas pela quarentena alteraram as noções de casa, trabalho e espaços de lazer. Desse modo, a importância dos profissionais da arquitetura vem sendo reconhecida, inclusive com aumento na procura destes serviços desde o ano passado com o aquecimento do mercado”, comenta.

Já no âmbito da cidade, o professor comenta que com a estabilidade da pandemia e o retorno da circulação ao ar livre, o compromisso da profissão é com a garantia da qualidade dos espaços públicos em termos de oferta e infraestrutura e o direito à cidade por todos que a habitam.

Compartilhe: