MENU

Fits sedia cerimônia de certificação da interrupção da transmissão de Filariose

Evento contou com a presença dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

às 00h22
Compartilhe:

Ocorreu na manhã desta terça-feira (12), no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes -Fits, a cerimônia de entrega do Certificado de Interrupção da Transmissão da Filariose em Maceió. Estiveram presentes o secretário adjunto municipal de Saúde, Eugênio Leite, e representantes da Coordenação de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com Eugênio Leite, secretário adjunto municipal de Saúde, a certificação reflete o resultado do trabalho em erradicar a doença na capital Alagoana. “Esse reconhecimento é uma grande vitória da saúde pública e para continuar com esse status a vigilância deve ser contínua”, afirmou.

Karina Fiorillo, representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), comentou a situação epidemiológica do Brasil e do mundo. “No Brasil, a doença está erradicada, apenas na região metropolitana do Recife é que ainda encontramos uma área de incidência da doença”, explicou. Fiorillo esclareceu ainda que a doença tende a coexistir em áreas onde a população apresenta condições precárias de vida e onde não há saneamento básico adequado.

Em Maceió, segundo o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), desde 2005 não há casos notificados de Filariose. Durante o período de 2010 a 2013, a SMS, por meio dos Agentes de Controle de Endemias, desenvolveu vigilância constante por meio do monitoramento da população residente na área considerada com transmissão interrompida, realizando periodicamente cadastro e exames na população de bairros como Jacintinho, Benedito Bentes, Ipióca, Vergel do Lago, Village Campestre II, entre outros. De 2010 até 2013, foram realizados mais de seis mil exames.

 

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

Compartilhe: