Neste domingo (8), a Faculdade Integrada Tiradentes – FITS participou da corrida pela vida da SAMU. A concentração aconteceu na Praça Multieventos e reuniu aproximadamente 600 corredores. Na oportunidade os alunos curso de Fisioterapia estiveram presentes e prestaram alguns serviços aos participantes e familiares que prestigiavam o evento.
O evento Corrida Pela Vida foi uma iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Além de proporcionar mais uma oportunidade para qualidade de vida, o órgão apresentou o serviço Aeroresgate. Que tem como objetivo fazer resgates rápidos e em locais de difícil acesso. Ao fim da corrida a equipe fez uma demonstração onde dois paramédicos foram içados por um cabo de aço, demonstrando como serão feitos os salvamentos de helicóptero. Cerca de 40 profissionais estavam envolvidos na organização e aproximadamente 600 atletas participaram da corrida.
Fisioterapia – Atendimento
Os alunos do curso de Fisioterapia estiverem presentes e ofereceram alguns serviços aos corredores e aos familiares que prestigiavam o evento. Os participantes puderem verificar a pressão arterial, fazer o teste da pisada, conhecer novos alongamentos e após a corrida, receber um resfriamento da musculatura.
“Esse momento é impar para nossos alunos, aqui eles podem conhecer as principais lesões que os atletas sofrem e como ajudar a evitar tais consequências. Além de ser uma boa oportunidade para unir a teoria à prática”, colocou a Coordenadora do Curso de Fisioterapia Ana Luiz Exel.
Antes de começar a corrida quem verificou a pressão arterial foi Kilma Gusmão, 58 e afirmou, “Essa iniciativa do curso de fisioterapia é ótima, porque a gente pode saber se está tudo bem no antes e depois da corrida. Gostei muito, venham da próxima vez!”.
O Espaço de Fisioterapia contava com 16mts2, onde os 13 a1unos e dois professores prestaram atendimento aos atletas e a futura fisioterapeuta, do quinto período, Bruna Morães, 20, colocou a importância de participar de iniciativas como essas. “Sempre que tenho chance eu gosto de participar, esse é um dos melhores momentos, onde podemos alinhar tudo o que aprendemos em sala a realidade propriamente dita. Esse contato externo é enriquecedor”.