MENU

Fits lança forno solar no Caiite nesta semana


às 21h55
Compartilhe:

Nesta semana começou o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia – CAIITE, no Centro de Convenções de Maceió. Na oportunidade a Faculdade Integrada Tiradentes – Fits apresenta um Forno Solar produzido pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental.

O Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (CAIITE) já se tornou um marco importante para o desenvolvimento da educação científica, tecnológica e cultural do Estado de Alagoas. Oriundo de experiências anteriores realizadas por diversas Instituições de Ensino Superior em Alagoas, mas até então de forma individualizada e isolada, foi proposto e executado pela primeira vez em abril de 2013,  em um formato inovador, reunindo, naquela ocasião, cinco instituições de ensino superior que aceitaram o desafio de unir seus esforços e sua excelência num único e inovador empreendimento acadêmico-científico em prol da sociedade alagoana.

A cerimonia de abertura contou com uma apresentação cultural com musica Erudita, um projeto que atende a jovens e adultos. Na sequencia aconteceu uma palestra de abertura sobre inovação e tecnologia na educação: cultura, desafios e Perspectiva com o Professor Doutor Klaus Schlunzen. Quem representou a Fits na oportunidade foi o Coordenador de Pesquisa Carlos Daniel Passos Lobo.

Novidades

A Fits apresenta dois stands no Caiite, o primeiro deles os visitantes poderão encontrar todas as informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação. O segundo apresenta uma inovação, o Forno Solar, que é uma tecnologia social de baixo custo para o cozimento de alimentos, produzido a partir do reaproveitamento de caixas de papelão e materiais comumente encontrados nas residências, tais como, revistas, jornais, cola branca, fita adesiva, chapa metálica, vidro e panela.

Este produto tem por objetivo absorver a irradiação solar direta e difusa visando o aquecimento do material no interior do forno solar e consequente cozimento do alimento contido na panela. O tempo de cozimento de alimentos depende do tipo de alimento a ser preparado e pode variar de 1 a 2 horas para o cozimento de arroz e feijão, respectivamente. Sua temperatura interna pode chegar até 100°C no período em que a irradiação solar possui maior intensidade. Por fim, seu custo de fabricação é relativamente baixo. Cabe ressaltar que o usurário não possui gastos durante seu uso, resultando em um consumo do “Gás de Cozinha” durante o dia.

Compartilhe: