A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits cresceu e virou Centro Universitário Tiradentes – UNIT. A mudança veio de acordo com a portaria Nº 795, divulgada pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira, 11. Com mais de 20 cursos de graduação e 40 de Pós-Graduação a instituição que possui mais de oito mil alunos, passa a ter maior autonomia para ofertar novos cursos e aumentar a quantidade de vagas.
“Nossa instituição consegue em apenas oito anos, ter esta grande ascensão no ensino superior brasileiro se transformando em Centro Universitário graças a competência e o compromisso de todos que participaram da construção deste projeto. Agradecemos aos nossos Mantenedores, a toda família Uchôa, que idealizou o Projeto Fits e investiram na implantação da instituição, acreditando no potencial do Estado de Alagoas e na competência de nossa equipe. A instituição por quem tanto lutamos e juntos construímos, cresceu e se transformou no Centro Universitário Tiradentes – UNIT. Vamos comemorar, pois esta vitória representa a nossa força, a nossa dedicação e caracteriza o sucesso deste time vitorioso”, afirma o diretor geral do Centro Universitário Tiradentes – UNIT Dario Arcanjo.
Entenda a Diferença
Por definição da LDB – Lei de Diretrizes e Bases, as universidades gozam de autonomia plena, isto é, não precisam de autorização do MEC (Ministério da Educação) para criar novos cursos, sedes, aumentar ou diminuir o número de vagas, fechar cursos, expedir diplomas. Mais do que a formação na graduação, as universidades oferecem pesquisa e extensão. Além disso, elas precisam ter 70% do corpo docente formado por professores titulares (ou seja: com a mais alta qualificação) e oferecer cursos em pelo menos cinco áreas do conhecimento.
Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior. Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir: Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado e ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades).
Já as faculdades não gozam de nenhuma autonomia. Precisam de autorização do MEC para fazer qualquer coisa. Seus diplomas têm de ser registrados por uma universidade e os professores não precisam ser titulares.
Histórico e Estrutura
A Fits conta com departamentos voltados para o desenvolvimento educacional e para capacitação de alunos e colaboradores. Os setores são: Departamento de Assuntos Acadêmicos. Departamento Financeiro (Tesouraria). Departamento Médico. Núcleo de Gente e Carreira (Recursos Humanos). Departamento de Tecnologia da Informação. Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial e Núcleo de Marketing e Comunicação. Atualmente a FITS possui aproximadamente 6.300 alunos na graduação e mais de 1000 alunos na pós-graduação Lato Sensu, 150 técnico-administrativos e 270 professores, na maioria mestre e doutores. A instituição tem convênio com mais de 200 órgãos/instituições com as quais mantem parcerias para o desenvolvimento de atividades, que contribuem para a qualidade da formação de nossos alunos.
A instituição foi fundada em agosto de 2006 e iniciou suas atividades no Maceió Shopping, com apenas três cursos, implantando também no primeiro ano seis cursos de pós-graduação Latu Sensu nas áreas de Ciências Sociais e Gestão. Com o passar do tempo ela conquistou credibilidade no mercado, proporcionando um ensino superior de qualidade. Ganhando um campus de mais de 67.000 metros quadrados dotado de laboratórios, clínicas, bibliotecas com acervo físico e virtual e uma moderna infraestrutura, com área para estacionamento, salas de aula, estrutura administrativa e área de convivência com restaurantes, lanchonetes, papelaria e agência bancária. Tendo como objetivo disponibilizar a comunidade acadêmica um ambiente adequado ao desenvolvimento das atividades acadêmicas com a qualidade necessária para uma formação profissional de qualidade.