MENU

Fique atento(a) aos prazos de renovação dos livros da Biblioteca

Plantão virtual está a disposição de alunos e colaboradores de segunda a sexta-feira

às 15h00
Compartilhe:

Com o retorno das aulas previsto para o dia 02 de fevereiro, o Sistema Integrado de Bibliotecas Tiradentes (SIB) fará a renovação dos empréstimos de livros e materiais automaticamente no dia 05/02. A medida já vem sendo realizada diante da pandemia do novo coronavírus e que requer cuidados. Entre eles, o do cumprimento de isolamento social.

De acordo com Jadinilson Afonso, bibliotecário chefe da Unit Alagoas, foi desenvolvido junto ao setor de Operações do Grupo Tiradentes um protocolo de segurança, seguindo as normas sanitárias. “Entre as medidas desenhadas, o processo de devolução passou a ser realizado por agendamento, sem que haja fluxo de demanda de empréstimo e de circulação de pessoas no espaço da Biblioteca. Ou seja, apenas as devoluções por agendamento”, explicou. Jadinilson ainda ressaltou que a medida já vem sendo aplicada na Unit Pernambuco e Universidade Tiradentes, em Sergipe. Já para os alunos da Unit Alagoas, estão sendo realizados apenas os processos automáticos de renovação de empréstimos. 

Ainda como forma de esclarecer as dúvidas e os processos para alunos, professores e colaboradores nestes e outras dúvidas, foi criado um plantão virtual – acesse aqui a sala do Google Meet -, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

“Essa foi uma ferramenta que passamos a utilizar, visto que muitos possuem dúvidas com relação à empréstimos, devolução e pendências que precisam ser resolvidas para que outros processos acadêmicos tenham andamento. Para isso, estaremos à disposição”, concluiu Jadinilson.

O bibliotecário chefe alerta ainda sobre os cuidados com a devolução dos livros e materiais. “A gente sabe que ainda existe a questão da contaminação do vírus. Pensando nisso, também foi apresentado um protocolo de recebimento. Nossas bibliotecas já passaram a ter o anteparo de proteção acrílica nos balcões de atendimento. É importante que tudo seja higienizado e fique em um tipo de ‘quarentena’, como forma de prevenção e cuidados com o nosso acervo”.

Já para os colaboradores do Grupo Tiradentes que optaram pela retirada de Chromebooks da instituição, o protocolo de devolução é o mesmo. Ou seja, deverão entrar na sala de atendimento virtual para fazer o agendamento da devolução.

Compartilhe: