MENU

Fique atento: futuro da engenharia é digital e criativo

Live Tiradentes aponta para novos cenários de atuação da Engenharia Civil

às 18h17
Compartilhe:

Para entender como está a Engenharia Civil hoje e suas perspectivas no futuro, a Live Tiradentes promoveu, na última quarta-feira (17), um bate-papo com o tema ‘Futuros cenários para a Engenharia Civil’. A live foi mediada por Bruna Camerino, professora da Unit/AL, Mestre em Engenheira Civil e contou com a participação de Ralph Vasco, engenheiro civil e CEO do Stant, aplicativo alagoano desenvolvido para aumentar a produtividade em obras.

Ralph Vasco iniciou a conversa lembrando que a engenharia hoje é igual a engenharia de 100 anos atrás, mas com melhorias que contribuem com o aumento da produtividade e que deverão ajudar ainda mais no período pós-pandemia. 

“O passado e o presente são bem próximos no canteiro de obras. Mas claro que melhorou muita coisa. Hoje, temos equipamentos eletrônicos e mecânicos que nos ajuda bastante. Após a pandemia, acredito que alguns processos que já existem serão mais rápidos. Teremos mais pré-fabricados, mais kits pré-prontos. A obra deverá ser mais de montagem do que é hoje”, frisou Ralph Vasco.

O engenheiro também falou sobre a realidade do home office para a construção civil, que é bastante facilitada por soluções como o próprio app desenvolvido por sua startup, o Stant. “O aplicativo já ajuda muito no home office, por meio dele podemos tirar fotos do canteiro e anexar informações, sincronizando para todos os envolvidos. Com o home office, a pessoa que iria o tempo todo na obra fazer vistorias não precisa estar lá presencialmente o tempo todo, vai receber tudo online. Teremos mais gente em um ambiente mais controlado”, ressaltou Ralph.  

O que os novos engenheiros precisam saber

Ralph Vasco lembrou que o engenheiro de hoje é o profissional mais versátil de uma empresa tradicional. “Ele pensa diferente, tem uma mentalidade voltada à inovação, não se atém apenas a parte técnica e deve ter uma grande capacidade de adaptação principalmente ao mundo digital”, avalia.

Segundo ele, todo o profissional, não apenas o engenheiro, deve aprender a se adaptar à empresa, criando coisas todos os dias, pensando como resolver problemas. “Ele deve se adaptar ao online e à criatividade”, afirmou o engenheiro.

A mediadora do bate-papo, Bruna Camerino, lembrou que essas características já são observadas na Unit/AL principalmente em estudantes de cursos como engenharia civil, engenharia mecatrônica, engenharia de petróleo e ambiental.

“Conseguimos ver que por mais que sejam ramos diferentes, os alunos têm habilidades e competências para realizar atividades em áreas diferentes. Grandes empresas procuram engenheiros para cargos maiores porque eles têm essa facilidade que já é diferencial para o futuro da profissão”, pontuou Bruna.

O palestrante convidado, Ralph Vasco, ofereceu algumas dicas para estudantes e profissionais recém-formados. Confirma algumas delas:

  • procure estágio em uma boa construtora, mesmo que não venha a ter oportunidade de continuar lá após a formatura;
  • crie um bom networking com os engenheiros, com amigos, mestres, professores mais próximos e até de outras faculdades e outros estados;
  • para profissionais, o networking deve ser triplicado;
  • adapte-se ao uso de inteligência artificial (machine learning), em aplicativos na área de engenharia e familiaridade com a plataforma BIM (Building Information Modeling) que já é uma realidade;
  • o profissional deve ser desejado e fazer com que a empresa se sinta sortuda por tê-lo.

O conteúdo da live na íntegra pode ser conferido no canal da Unit Alagoas no youtube. Basta clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=4BTQl5uW-ps.  

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: