MENU

Fevereiro roxo promove conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Apoiado pela Sociedade Brasileira de Clínicas Médicas (SBCM), a campanha existe desde 2014

às 18h46
Compartilhe:

Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, embora distintas, são comuns em dois pontos: são doenças crônicas e incuráveis; Para conscientizar a população sobre elas, a Sociedade Brasileira de Clínicas Médicas (SBCM) juntamente com órgãos de saúde apoia a campanha fevereiro roxo. 

Como são doenças incuráveis, é importante garantir que o diagnóstico seja feito de forma precoce, para proporcionar um tratamento seguro, bem-estar e claro, qualidade de vida para o paciente. 

O Alzheimer é a doença mais comum, e apresenta restrições cognitivas, perda de memória e até mesmo demência. Já a Fibromialgia atinge cerca de 3% da população brasileira, sendo mais popular em mulheres e tem como principal sintoma as dores musculares crônica e generalizada, fadiga e alterações no sono, humor e memória. 

O Lúpus é uma doença que afeta diretamente os rins, pele, articulações e o cérebro, e se não for tratado corretamente pode levar à morte.

Por isso, o recomendado é que a população reconheça os sintomas dessas doenças e caso apresente algum dos sintomas, procure um médico. Um diagnóstico precoce alinhado com um tratamento eficiente, garante que o paciente conviva com essas doenças e ainda assim tenha qualidade de vida. 

* Com informações da Fiocruz 

Compartilhe: