Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, embora distintas, são comuns em dois pontos: são doenças crônicas e incuráveis; e para trazer conscientização populacional sobre elas, Sociedade Brasileira de Clínicas Médicas (SBCM) juntamente com órgãos de saúde apoia e promove a campanha fevereiro roxo.
Durante o mês, é comum que em diversos meios de comunicação haja informações com caráter educativo acerca do tema, sempre com o propósito de conscientizar e, se possível, minimizar os efeitos das doenças. Como são doenças incuráveis, é importante que o paciente tenha o diagnóstico de forma precoce, para proporcionar um tratamento seguro, bem-estar e claro, promover uma qualidade de vida.
Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
O Alzheimer é a doença mais comum, e sendo neurodegenerativa, provoca o declínio das funções cognitivas, perda de memória e até mesmo demência, influenciando as capacidades de trabalho e relação social.
Já a Fibromialgia atinge cerca de 3% da população brasileira, sendo mais popular em mulheres e tem como principal sintoma as dores musculares crônica e generalizada, fadiga e alterações no sono, humor e memória. O Lúpus é uma doença que afeta diretamente os rins, pele, articulações e o cérebro, sendo um distúrbio crônico, ele faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Vale lembrar que se não for tratado corretamente, pode levar à morte.
Por isso, o recomendado é que a população reconheça os sintomas dessas doenças e caso apresente algum dos sintomas, procure um médico
* Com informações da Fiocruz e Gov.br