MENU

Festa do Dia das Crianças em hospitais beneficia mais de 120 crianças internadas

A organização da festividade do Dia das Crianças ficou por conta do projeto Sorriso de Plantão

às 17h16
Compartilhe:

Durante o último sábado (08) ocorreu a Festa do Dia das Crianças, em cinco hospitais da capital: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol) e o Hospital da Criança

O responsável por essa logística foi o projeto de extensão Sorriso de Plantão, que desde 2002 vem realizando atividades de cunho terapêutico na capital. As atividades do projeto são realizadas todos os sábados com os integrantes se caracterizando de Palhaços de Hospital. Realizando atividades lúdicas como interações musicais, contação de história e a arte do Clown, auxiliando no tratamento médico hospitalar e na recuperação.

Durante o mês de setembro os integrantes realizaram a campanha solidária para a arrecadação de brinquedos e em busca de patrocínios para a festa. Cada hospital pode escolher o seu tema para a festa: Minions (HUPAA), PJ Masks (HGE), Mundo Bita (HEHA), Parque de Diversões (Santa Casa de Misericórdia de Maceió – Unidade Farol) e Circo (Hospital da Criança)

Para Rhayara Beatriz, o período antes da festa, desde a arrecadação de brinquedos e captação de patrocinadores pode ser um pouco aflitivo e até estressante para os integrantes. 

“Ver o empenho e tudo tomando forma, é muito gratificante, sem falar da reação das crianças, seus acompanhantes e a equipe do hospital, que ficam em êxtase junto com a gente e torna um momento inesquecível. Desmontar a festa é outro processo cansativo devido a quantidade de coisas que fizemos durante todo o dia, mas a gratificação e a partilha que ocorre no final são sempre maiores que a exaustão”. Exaltou a estudante de Fisioterapia.

Durante as atividades do projeto, também ocorreu a distribuição de brinquedos, lanches e lembrancinhas para que as crianças pudessem se recordar da. Essa data tem sido a mais esperada entre as crianças, profissionais dos hospitais e os integrantes do projeto, que retornaram às atividades este ano após dois anos de pausa devido a pandemia da Covid-19. 

Ao total o projeto recebeu mais de 40 colaborações, entre decorações, personalizados, bebidas, comidas e brinquedos. Todos que acreditam na atuação e no bem estar que os integrantes oferecem para as crianças, se dispuseram em ajudar. 

Um plantão especial como esse, também acaba sendo marcante para quem integra o projeto. Emocionado, Mateus Guedes desabafou como as tarefas do dia a dia podem afetar as nossas emoções mais genuínas e deixar de lado os seus sonhos. “O projeto, desde sempre e em especial nesse último plantão (o do Dia das Crianças), não permitiu e não permite isso: pude ser criança outra vez, pude viver novamente tudo isso mencionado. Você entende a importância de projetos como esse? O que te impede de viver novamente experiências que mostram a boa e pura humanidade? Há sempre um caminho para recomeçar, e um dos meus está sendo esse.” 

O projeto atualmente conta com 71 integrantes,  onde o  trabalho é realizado voluntariamente por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino, entre eles, alunos dos cursos da Unit Alagoas

Os integrantes já estão se programando para a próxima arrecadação de presentes no mês de novembro, onde será organizada a comemoração de Natal. Quem tiver interesse em colaborar com as doações pode entrar em contato diretamente no perfil do Instagram, @sorrisodeplantao.

Compartilhe: