Quem começa uma graduação no Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) sabe que o Grupo Tiradentes tem um mundo de possibilidades e experiências. Através do Programa de Mobilidade Acadêmica (Promai) e outros programas internacionais, como o Top Espanha Santander e bolsas de estudo, os acadêmicos têm a chance de cursar disciplinas em universidades espalhadas pelo mundo. E quem acompanha todo esse relacionamento é o setor de Relações Internacionais.
Atenta à multidisciplinaridade do ensino, qualidade e convergência de compromissos educacionais, a Coordenação de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes possui convênios com dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES) no exterior, possibilitando ao estudante escolher aquela que melhor atenda aos interesses acadêmicos e profissionais, conforme o desejo de desbravar novos mundos e perfil.
E para dar suporte aos alunos da Unit Alagoas, Leonardo Siqueira é o novo Coordenador de Relações Internacionais da Unit/AL com a missão de fazer com que a unidade esteja cada vez mais conectada com o mundo, como ele mesmo referenciou: “O maior objetivo do nosso setor é o de promover a internacionalização da Unit/AL. Ou seja, trazer outras culturas para dentro da instituição, construir programas com outras instituições, além de, é claro, levar nossos estudantes para conhecer outros países e expandir os seus horizontes! Nesse sentido, convido a todos a ficarem atentos às nossas oportunidades”.
Formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe; Mestrando em Política e Relações Internacionais pela Università degli studi di Pavia, Itália; Leonardo Siqueira é uma história de sucesso no Grupo Tiradentes, ele foi estagiário na Coordenação de Relações Internacionais na Universidade Tiradentes (Unit/SE), nos anos de 2016 e 2017. Também estagiou na Organização dos Estados Americanos, em Washington, no ano de 2020.
“Minha primeira experiência profissional foi no próprio Grupo Tiradentes, onde eu conheci outras instituições de ensino e, inclusive, foi através disso que conheci a Universidade onde cursei meu Mestrado. Agora, como coordenador do setor de Relações Internacionais que conhecer ainda mais o Grupo Tiradentes e seguir engajando com a sua missão e valores. Pretendo desenvolver uma relação próxima com com colaboradores e discentes para que, dessa forma, possamos aumentar o conhecimento sobre a internacionalização e fazer com que a nossa unidade esteja cada vez mais mais conectada com o mundo”, ressaltou.
Leonardo ressalta ainda a importância para os universitários em participar de mobilidade acadêmica. “Primeiramente, pela perspectiva da competitividade, uma experiência internacional é, sem dúvidas, um diferencial considerável para qualquer profissional. Muitas vezes essas experiências envolvem o aprendizado de um novo idioma e uma ampliação do seu networking, o que definitivamente conta para o seu crescimento profissional. Pessoalmente, a mobilidade acadêmica propicia uma imersão cultural incrível. Nossos estudantes passam a desenvolvem capacidades de liderança, resolução de problemas, além de capacidades sociais e linguísticas. Em resumo, a experiência da mobilidade forma discentes dinâmicos e com uma bagagem intelectual e cultural diferenciada. Os ganhos são incontáveis e, no caso da mobilidade acadêmica oferecida pelo Grupo Tiradentes, nossos alunos podem ter essas experiências sem prejuízo ao andamento do curso, com segurança e até mesmo de forma virtual”.
Saiba mais sobre o setor de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes no site: https://www.grupotiradentes.com/international/