MENU

Extensão encerrou Agosto Lilás com roda de conversa

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 30 de agosto, no minishopping do centro universitário, com a presença da Tenente Coronel Camila Paiva

às 14h50
Compartilhe:

A Extensão da Unit Alagoas realizou nesta segunda-feira (30) a roda de conversa “Relacionamento Abusivo” em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização ao combate a violência contra a mulher. Mediado pela Coordenadora de Pesquisa da Unit Alagoas, Silmara Mendes, o evento teve como convidada a primeira oficial feminina do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas, a Tenente Coronel Camila Paiva.

A tenente contou um pouco da sua história e de como a violência contra a mulher pode ir além da física, sendo explorada também no aspecto psicológico, patrimonial, sexual e moral. Sendo continuada por Silmara, a fala de Camila também se estendeu para os demais ouvintes que participaram da roda.

“O evento foi um momento muito importante pois falamos de relacionamento abusivo, um tema tão presente e que enriquece cada vez mais a nossa luta para combater essa realidade tão triste e lamentável. A gente entende que com a união da sociedade e de pessoas que realmente sabem que não podem dar continuidade a esse tipo de violência poderemos combater a violência contra a mulher”, comentou Camila.

Dentre as estudantes que participaram como ouvintes, a discente do curso de Enfermagem, Bianca Santos, considerou o momento como importante porque com a pandemia os casos de violência aumentaram muito e isso serviu para prevenir a todos que estavam aqui principalmente as mulheres. “Eu passei por um relacionamento abusivo e tinham coisas que eu não sabia que eram abusivas. Eu acho que esse projeto tem que ser renovado sempre para alertar mais meninas e mulheres”, comentou. 

Campanha Agosto Lilás

Criada em 2006, a campanha Agosto Lilás surgiu como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha que foi sancionada em 7 de agosto de 2006 para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Este mês a lei completou quinze anos de muitas conquistas, mas também de muita luta. 

Leia também: Agosto Lilás e os 15 anos da Lei Maria da Penha

Compartilhe: