MENU

Exposição ‘Alegoria da Alma’ recebe visita de estudantes de Comunicação

Galeria Gamma expõe obras da primeira mostra individual do artista alagoano

às 14h10
Os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) compareceram à Galeria Gamma nesta terça-feira (07/11) para conhecer a exposição “Alegoria da Alma”, de Lucas Lamenha. Cerca de 20 estudantes participaram da visita-guiada, conduzida pelo curador da mostra, Rafael Almeida, que explicou um pouco sobre o universo do artista alagoano e suas criações.
Compartilhe:

Durante o passeio, que embarcou no universo colorido de Lucas, os alunos tiveram contato com as obras e também receberam uma aula sobre o funcionamento de uma galeria de arte comercial. Para o curador da exposição, “a intenção é se aproximar cada vez mais do público para tornar a galeria viva” e, para isso, é importante que, além de prestigiar a mostra, conheça também o que está por trás de uma exposição – como todo o processo de concepção da mostra individual de Lucas Lamenha.

Segundo o curador Rafael Almeida, a disposição das obras na galeria foi pensada no sentido de apresentar a sensação de sonho, fantasia. Há também um contraste entre o positivo e o negativo nos dois andares da galeria. No 1º piso, estão presentes os trabalhos mais vivos e alegres, em sua maioria com fundo branco e explosão de cores; enquanto que no 2º piso, a sensação é de mistério e penumbra, identificadas nos trabalhos com fundo mais escuro.

No espaço, é também possível observar a arte presente em vários suportes. Papel, tela, parede e até uma guitarra ganham os traços do artista e retratam as estórias de Lucas Lamenha. O trabalho apresenta pinturas alegóricas e têm a música como parte fundamental do processo criativo, o que se pode perceber através dos diversos trechos de canções presentes em quase todas as obras.

A estudante de Publicidade e Propaganda da Unit, Rayanne Rodrigues, se identificou com o sentimento passado pelas obras. “O artista traz elementos que nos aproxima da obra, como as letras de música, que estão muito próximas da gente”, afirmou. Também a estudante de Jornalismo, Nycole Melo, disse que se surpreendeu com a beleza das obras. ‘’A experiência que a professora Danielle nos proporcionou foi maravilhosa. Conseguir entender um pouco do que está ‘por trás’ do processo criativo do artista, por meio da visita guiada, foi incrível’’, disse.

O contato de universitários com galerias de arte é uma das ferramentas utilizadas pela jornalista e professora dos cursos de Comunicação da Unit, Danielle Cândido. “Levar os alunos a exposições de arte tornou-se um hábito. Todo semestre eu levo uma turma para uma exposição e o resultado é muito positivo”, contou. Segundo Danielle, a atividade não é apenas uma forma de o aluno partir da teoria para a prática, mas também uma oportunidade de conhecer os artistas e equipamentos culturais da cidade.

Sobre o artista
Lucas Magalhães é publicitário e empresário, tem contato com as artes e a música desde pequeno, mas somente há 2 anos se reconheceu como artista visual. Após passar uma temporada na Europa, onde teve contato com artistas contemporâneos e Street Art, ele retornou a Maceió e começou suas experimentações. ‘’Alegoria da Alma’’ é a sua primeira exposição individual e está aberta à visitação na Galeria Gamma, na Jatiúca, até dezembro, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.

 

Texto por Assessoria
Fotos: Josué Seixas

Compartilhe: