V E S T I B U L A R UNIT
MENU

ExpOdonto: Clínica da Unit AL recebe novas cores e ambiente fica mais lúdico para atendimento as crianças


às 14h00
No dia 29 de maio aconteceu o ExpoOdonto na clínica odontológica do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL, um evento que teve como idealizador o estudante do 8º período do curso de Odontologia, Túlio Augusto, para a disciplina Estágio Supervisionado Infantil I. O reitor da instituição, Dario Arcanjo de Santana, esteve na clínica para acompanhar a exposição.
Compartilhe:

A ExpoOdonto que foi acompanhada pela professora Dra. Ana Lídia Cota teve como público alvo as crianças em atendimento e os responsáveis e contou com a exposição de telas coloridas, além das outras nas cores brancas e pretas. Corredores, recepção e a clínica odontológica ficaram com um visual diferente a atraiu a atenção de todos.

Para o aluno Túlio Augusto, o projeto ExpOdonto mostra que a clínica odontológica não é somente o lugar de cuidar da saúde bucal de forma curativa, mas sim de uma forma lúdica, educacional e com manejos que possam desmistificar todo o processo que foi realizado ao longo dos atendimentos. “A ideia de levar um modo e uma forma diferente do que é a clínica odontológica veio para mostrar que todos os graduandos são formadores de opinião que ajudam as crianças atendidas e os seus pais a perderem o medo, desconstruindo traumas e mostrando através da arte que o ambiente da clínica não é de sofrimento, mas de tratamento”, disse.

Augusto acrescentou que seu objetivo é tornar cada vez mais acessível  o trabalho de artistas locais e que tenham uma visão e contribuição para o conhecimento cultural, educacional e intelectual da população e a Myrna Marcajá foi a artista que tivemos o primeiro contato. “Ela tem um trabalho chamado ‘uso da mão esquerda’ no qual visa trabalhar a mão esquerda e trazer um traço mais infantil, o dos primeiros traços, e foi isso que me encantou. E hoje ter visto essa vontade sair do papel me deixou extremamente feliz e já pensando nas próximas oportunidades”.

Segundo a professora Dra. Ana Lídia Cota, a ideia de finalizar o semestre letivo da disciplina de Estágio Infantil I com uma Mostra Artística, visou aproximar a arte aos pacientes, familiares e alunos. “Por meio de uma oficina em tempo real e da exposição de quadros da renomada artista, particularmente o público infantil, exercitou a compreensão da arte, o que pode auxiliar na adoção de uma postura crítica diante da vida, uma vez que a criança pode trabalhar o processo de percepção do mundo e efetivação do raciocínio”, pontuou.

De acordo com a Myrna Maracajá, o convite de levar a clínica da Unit AL e tornar acessível a arte para crianças carentes que passam por tratamento é como desmistificar o medo e tornar possível o mundo de cores, de bolas e ter acesso ao meu trabalho. “As crianças interagiram muito durante a oficina e se distraíram durante as pinturas, o que ajudou a perderem o medo. A pintura é algo que me traz muita felicidade e o que me chamou a atenção durante a ação, além de ver a alegria das crianças foi a interação entre os alunos e os pais dos meninos e meninas. Se antes era difícil para algumas crianças entrarem na clínica odontológica por medo, hoje há um ambiente diferenciando com muito colorido que compõe os espaços”, finalizou.

Ao término da exposição, a artista fez uma minioficina onde pintou quadros com as crianças e presenteou a Clínica da Unit com uma de suas obras.

Compartilhe: