A páscoa é um momento onde o espírito de união é reconectado dentro dos lares brasileiros. Vinhos, almoços em família, caça aos ovos e troca de chocolate são tradições bem presentes nesta data.
E durante esses momentos de confraternização, é normal que haja exageros alimentares. Por isso, confira algumas dicas para aproveitar o feriadão de maneira saudável.
Alimentação
Durante a semana santa, a alimentação tem como base o peixe, que é uma ótima fonte de proteína e um bom aliado alimentar, podendo ser consumido durante todo o ano.
Mas o cenário muda quando esse alimento vem com muito azeite e acompanhamentos calóricos, que é o caso dos servidos nesta data. Na dúvida, escolha legumes e verduras.
Chocolates e doces
Nessa época, existe uma infinidade de opções de chocolates, ovos de páscoa e sobremesas, o que pode ser bem tentador. O ideal, é que esse consumo seja realizado de maneira fracionada, ou seja, ir comendo aos pouquinhos.
Também é importante escolher chocolates com pelo menos 70% de cacau, que proporcionam mais benefícios aos organismo, pois possuem uma maior quantidade de antioxidante e nutrientes.
Vinhos e outras bebidas
Bebidas alcoólicas de forma geral é um dos grandes vilões para nosso fígado, e o ideal é que seu consumo seja feito de maneira moderada.
Mas quando o assunto é vinho, um dos protagonistas da semana Santa, a bebida pode trazer alguns benefícios ao organismo, quando consumido de maneira moderada.
Quando ingerido uma dose recomendada por dia, cerca de 200ml, juntamente com uma dieta saudável, equilibrada e acompanhada por um profissional da Nutrição, a bebida pode ser uma ótima proteção contra as doenças cardiovasculares e até mesmo envelhecimento.