MENU

Evento sobre corrosão na indústria atrai estudantes de Engenharia

O projeto de extensão foi desenvolvido em parceria Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL e pretende ser retomado em 2018

às 18h18
Os estudantes de Engenharia de Petróleo Pedro Paulo Omena, Jéssyca Souza e Thainara Péricles Soares foram os responsáveis em 2017 pela execução das reuniões sobre corrosão na indústria junto ao professor Jaceguai Soares. A proposta do evento é fazer um estudo de caso da incidência, monitoramento e controle da corrosão no setor industrial alagoano.
Compartilhe:

Os trabalhos do projeto de extensão foram divididos em três etapas: a primeira consistiu numa revisão sobre incidência e controle da corrosão na indústria. A etapa posterior orientou a realização de ensaios em laboratório para monitoramento e controle da corrosão em meios ‘salino’ e de ‘água de formação’. Na terceira etapa propôs-se a realização de palestras e debates sobre os diversos aspectos que ocasionam corrosão, bem como os tipos mais comuns nos diversos setores da indústria.

O objetivo da oportunidade é de aprofundar o conhecimento teórico por parte dos participantes envolvidos no projeto sobre a temática em questão; aplicar os conhecimentos adquiridos, ao longo do curso e também no decorrer do projeto, dos alunos de Engenharia de Petróleo; e por fim, realizar palestras e oficinas sobre a importância da prevenção da corrosão no setor industrial.

A palestra principal teve um público estimado em 100 participantes e ocorreu na Universidade Federal de Alagoas, realizada em parceria com o Instituto de Química e Biotecnologia.

Estima-se a continuação deste Projeto de Extensão para o ano letivo de 2018, pois trabalhos ainda podem ser desenvolvidos – considerando a temática em estudo. Os organizadores também querem desenvolver um estudo em parceria com as indústrias do estado de Alagoas, com resultados descritos em relatórios posteriormente, além de serem transformados em artigos científicos para fins de publicação.

Compartilhe: