MENU

Estudar Medicina exige organização e dedicação

Psicopedagoga do curso auxilia os estudantes e dá dicas de como estudar

às 15h04
Compartilhe:

Estudar Medicina exige dedicação. A rotina de estudos é intensa e, caso o estudante não tenha a organização necessária, pode encontrar problemas durante a sua formação. No Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, o curso oferece um acompanhamento mais próximo com a psicopedagoga Djenane Costa que auxilia no acompanhamento e metodologias de estudo. 

Djenane comenta que o primeiro choque que muitos alunos sentem ao ingressarem no curso da Unit é o metodológico. Como a instituição oferece aulas pelo PBL, uma aprendizagem baseada em problemas, há uma certa dificuldade, pois, difere completamente da metodologia tradicional.

No PBL o aluno tem que estudar sempre para as aulas, criando um ritmo de estudos. Por isso é necessário o planejamento. “O aluno precisa se planejar, criar um cronograma de estudo. Esse já é o primeiro passo para se ter uma aprendizagem significativa. Outro detalhe importante é que ler não é estudar. É preciso criar e saber a estratégia que mais se adequa ao aluno”, explica a profissional.

Um fato preocupante apontado por Djenane é o estudo na madrugada. “É preciso entender que o curso é diurno e estudar noite adentro é um problema pois mexe com o sono. Ele é tão importante quanto o estudar. É preciso realmente ter uma organização de vida associando com momentos de lazer e descanso”, comenta.

Outro ponto destacado é que estudar com qualidade é diferente de estudar com quantidade. A psicopedagoga sugere que a cada 50 minutos de estudo seja feita uma breve pausa. Além disso é preciso entender que existe uma dinâmica diferente para cada pessoa e que no momento de estudo é preciso sentir prazer no que está fazendo. “Não se pode começar a estudar achando que tudo aquilo será chato e sim pelo contrário”.

Para estudantes que sentem dificuldade em criar um planejamento, Djenane se disponibiliza em criar um cronograma de estudo específico para o aluno ajudando-o a entender como pode estudar melhor. A Unit Alagoas também oferece pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – Napps acompanhamento discente e organização de estudos.

Compartilhe: