V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Estudantes de Publicidade e Jornalismo fazem intercâmbio na Coreia do Sul e Portugal


às 14h51
Viver novas experiências, sair da zona de conforto, qualificação profissional. Esses são alguns dos motivos que levam estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda a enfrentar o desafio de estudar fora do país através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - ProMAI, oferecido pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit AL).
Compartilhe:

“Fiquei impressionada com a preparação deles para receber estrangeiros. A cidade é universitária e turística, então, é possível conviver com gente de várias regiões do mundo. Tem sido uma ótima experiência”, comemora Laila Cavalcante, estudante de Publicidade.

Ela está há dois meses em Portugal e mora com duas estudantes da República Tcheca. Ao chegar lá, foi acolhida e orientada por amigos que já estavam no país. A rede de estudantes brasileiros é grande e ajudam uns aos outros.

Além de Laila, mais quatro estudantes de Comunicação Social estão no ProMAI no primeiro semestre de 2019. A aluna de Jornalismo, Daniella de Almeida estuda na Universidade do Porto, em Portugal. Já Brenda Silva, no Instituto Politécnico de Bragança, no mesmo país. Daniella diz que o desejo de ter experiências fora do Brasil era antigo. Ela enfrenta rotina de responsabilidades diárias, senso de partilha e de grupo, estudos constantes e boas doses de ânimo e disposição.

Mas dois estudantes decidiram ir mais longe. Ana Carolina está na Myongji University, em Seul, capital Coreia do Sul. Para ela, a escolha do Oriente como destino foi desafiadora. Estar sozinha em outro país exige maturidade na hora de tomar decisões e tem sido uma experiência bastante gratificante.

“O anseio de conhecer outro país sempre foi grande; vir estudar aqui é uma grande oportunidade de vida e de carreira. Eles não são muito receptivos, ainda mais quando você não fala a língua. Mas nada impossível de lidar. Apesar dessa dificuldade de comunicação, viver aqui tem sido ótimo”.

Portugal é destino mais procurado pelos alunos de Comunicação Social, seguido de Coreia do Sul, México e Espanha. Além do ProMAI, existem outros programas de mobilidade acadêmica do Grupo Tiradentes ou em parceria com outras instituições como o Top España e o Santander Iberoamericanas.  De 2016 a 2019, 13 alunos de Comunicação Social da Unit AL participaram da Mobilidade Internacional.

Para Tássia Gonçalves, Coordenadora de Relações Internacionais da Unit AL, a Mobilidade possibilita ao estudante a ampliação da sua visão geral de mundo ema visão vasta de profissão que ele escolheu. “Além de ser um desenvolvimento profissional, acaba sendo, também, um desenvolvimento pessoal. Com a saída para estudar fora, começam a ser donos de si, mais independente e fora do seu mundo fechado. De modo geral, conhecer como a profissão dele e vista em outros lugares do mundo, novas tecnologias e culturas”.

A Mobilidade Acadêmica é um benefício que permite ao estudante cursar disciplinas ou desenvolver qualquer tipo de atividade acadêmica, seja pesquisa ou extensão, em outra instituição de ensino superior no exterior sem perder o vínculo com a Universidade Tiradentes. Mais informações podem sobre o ProMAI podem ser vistos no site: https://www.grupotiradentes.com/international/

Por Arnaldo Júnior

Compartilhe: