MENU

Estudantes de Fisioterapia publicam artigo em revista acadêmica internacional

A pesquisa teve como foco pacientes com dor cervical crônica

às 19h32
Os alunos Aldair Darlan Santos de Araújo, Mariana Alves Bezerra e Rafaela Maria da Silva conseguiram um grande reconhecimento com a última pesquisa realizada por eles. Na última quarta-feira (15/08), o trabalho “Indivíduos inativos com dor cervical crônica tem alterações na amplitude de movimento e performance funcional do ombro” foi publicado na Physiotherapy Research International, periódico renomado e conhecido mundialmente na área.
Compartilhe:

Na ocasião, os estudantes avaliaram se os indivíduos com dor cervical crônica apresentavam alterações no equilíbrio e na função articular do ombro, por intermédio de exames de baixo custo e comumente empregados na prática clínica do fisioterapeuta. Segundo o aluno Aldair Darlan, a Fisioterapia é uma das ciências da saúde que mais cresce em evidências, “logo, a contribuição do artigo publicado facilita na tomada de decisões na prática clínica cotidiana, além de garantir que a Fisioterapia avance a nível científico e não estacione, de maneira geral aumenta seu aval teórico-científico transmitindo às próximas gerações os benefícios que podem ser alcançados através da mesma”, conta Aldair.

Ele ainda ressalta que desde o segundo período investe no currículo com as oportunidades que a faculdade oferece (iniciação científica, monitorias, projetos de extensão, projeto mentoria e etc). “Frente à concorrência para programas de pós-graduação, esses pequenos incrementos serão um diferencial na hora de se submeter a uma vaga, já que pretendo seguir carreira acadêmica”, diz o aluno.

Já a professora Priscila Vanin, uma das orientadoras do artigo, o reconhecimento através da publicação em uma revista remete a sensação de um trabalho realizado com êxito.

“A iniciação científica possibilita o discente a experiência prática na pesquisa, como também, o exercício do trabalho em equipe. O êxito deste trabalho só foi possível através do comprometimento de cada um dos membros da equipe de pesquisa e por meio das políticas de ensino do Centro Universitário Tiradentes direcionadas para a realização das pesquisas científicas. Os docentes do Curso de Fisioterapia da Unit incentivam, diariamente, seus discentes para a formação profissional baseada em evidências científicas; construindo um pensamento crítico e reflexivo sobre a prática clínica e a literatura científica existente”, destaca Priscila.

O professor dr. Cesário Souza acredita que o reconhecimento é benéfico para a instituição, alunos e parceiros.

“A produção de conhecimento científico acaba sendo um diferencial de mercado de trabalho e evidencia a proposta da Unit em prover ações que permitam ao alunos essa experiência e reconhecimento internacional. Friso também a importância dos laços de boa convivência entre nosso professores. O trabalho é fruto do professor Dr Almir Dibai que até o ano de 2017 fazia parte do grupo Tiradentes, e hoje concursado federal, tornou um grande parceiro da nossa instituição”, conta Cesário.

A pesquisa inicialmente foi comandada pelo dr. Almir Dibai e posteriormente, pela professora Priscila Vanin e pelo professor dr. Cesário Souza.

Compartilhe: